Paratletas de Marília passam a integrar novo Time São Paulo Paralímpico 2024
Os paratletas da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), Alana Martins Maldonado (judô), Daniel Tavares Martins (atletismo), Jenifer Cristian da Silva Azevedo (atletismo), Gustavo Henrique de Oliveira Dias (atletismo) e Rebeca de Souza Silva (judô), entre outros do Estado, passaram a integrar o Time São Paulo Paralímpico 2024.
Em 2024, o Governo do Estado aumentou o número de atletas apoiados pelo Time São Paulo Paralímpico para 149, elevando também o aporte financeiro para R$ 7,6 milhões. Neste incremento, 52 novos esportistas de elite e alto rendimento foram adicionados ao time, enquanto 97 atletas que já eram membros em 2023 e obtiveram resultados expressivos, continuam representando o Time em competições nacionais e internacionais. São 16 modalidades paralímpicas.
Fundado em 2011 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em colaboração com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time SP começou com 21 atletas de alto rendimento selecionados por seu potencial para alcançar bons resultados em competições paralímpicas. Em 2023, foram 106 atletas apoiados com um investimento estadual de R$ 6 milhões.
“É com grande satisfação que celebramos o avanço e o impacto significativo do Time SP desde sua fundação em 2011. O projeto é um dos pilares essenciais do esporte paralímpico em São Paulo e se consagrou como uma poderosa ferramenta de transformação, capaz de quebrar barreiras, combater preconceitos e mostrar que, com determinação e apoio, todos os obstáculos podem ser superados”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Para o gestor da pasta, mais do que formar campeões, o objetivo do Estado é promover inclusão, autonomia e transformação social por meio do esporte. “Temos plena certeza de que os nossos atletas serão peças-chaves para a vitória do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024”, completou o secretário.
Neste ano, o Time São Paulo é composto por atletas de 16 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, goalball, halterofilismo, judô, natação, esportes na neve, remo, taekwondo, tênis de mesa, triatlo e voleibol sentado, que representarão São Paulo e o Brasil em competições internacionais.
Os objetivos estabelecidos para esses atletas são ambiciosos: conquistar 15 medalhas em Campeonatos Mundiais e 30 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris, além de classificar 35 atletas entre os quatro primeiros no ranking mundial em suas respectivas modalidades.
Mizael Conrado, presidente do CPB, enfatiza a importância do Time São Paulo. “É um projeto vital que não apenas busca o alto rendimento, mas também investe na próxima geração de atletas, assegurando a continuidade e o sucesso futuro nas competições paralímpicas.”
Em 2023, 106 atletas paralímpicos do Estado competiram globalmente, trazendo para casa mais de 150 medalhas internacionais, das quais 98 foram conquistadas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, incluindo 55 de ouro. As demais vitórias vieram de campeonatos mundiais em diversas modalidades, como esqui cross-country, triatlo, ciclismo, halterofilismo, taekwondo, canoagem, atletismo e natação.