Pandemia reduziu em 40% casamentos de marilienses em abril
A pandemia do novo coronavírus impõe adaptações e no cartório de Registro Civil do Parra, em Marília, quem justifica motivação de urgência ainda pode mudar o estado civil. Entretanto, o distanciamento social, o álcool em gel e todas as demais cautelas não ficam de fora.
Conforme dados obtidos pelo Marília Notícia, a procura pelo casamento no civil na cidade teve queda drástica. Em abril, por exemplo, foram 51 registros. Esse número corresponde a apenas 40% do total de casamentos no mesmo período, no ano passado, quando 127 casais se uniram.
O oficial de registro civil Antonio Francisco Parra explica que o número inclui celebrações de casamentos, conversões de uniões estáveis em casamento e registro de casamento religioso com efeito civil.
“Após os pretendentes estarem habilitados, os casamentos estão sendo celebrados desde que as partes justifiquem a urgência, conforme determinação da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo”, explica. O órgão regula a atividade dos cartórios.
Parra explica ainda que para a realização da celebração estão sendo tomados “todos os cuidados determinados pelas autoridades sanitárias”.
Entre as medidas de prevenção estão a exigência de que apenas os noivos e testemunhas compareçam à cerimônia. Todos precisam usar máscara de proteção facial.
“Procedemos ainda a higienização da sala de casamento antes e depois de cada cerimônia, bem como dos materiais de contato utilizados, como as canetas. Deixamos também disponível a todos o álcool em gel”, relata Parra.
O cartório também informou que as celebrações estão sendo designadas com intervalo de meia hora. É tempo suficiente para a higienização necessária e, principalmente, evitar aglomeração.
Mês das noivas
Nos doze primeiros dias deste mês de maio foram registrados 17 casamentos (também incluindo as conversões de uniões estáveis, que dispensam cerimônia). Já em maio do ano passado – ao longo de todo o mês – foram registradas 126 uniões.
Parra esclarece que os pretendentes que querem se casar durante o período da pandemia devem ir até o cartório para a habilitação, visando cumprimento dos prazos legais. Mas somente haverá cerimônia se for feita e aceita a justificativa de urgência, ele reforça.
“Já para os pretendentes que estão habilitados, estamos fazendo contato para reagendamento de data. Quando provada também a urgência, mantemos as datas requeridas e transmitimos as orientações sanitárias”, afirma Parra.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3413-5352 ou por e-mail registrocivildemarília@gmail.com. O cartório também cumpre decretos estadual e municipal e atende em horário reduzido, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. Aos sábados, o serviço funciona das 9h às 12h.