Pandemia reduz pela metade fila de espera em creches
A pandemia do novo coronavírus reduziu praticamente pela metade a fila de espera por vaga nas creches do município. Conforme mostrou o Marília Notícia, em fevereiro deste ano, havia 437 crianças aguardando para ingressar em uma das unidades da Prefeitura.
Agora são 211 intenções de matriculas à espera para serem efetivadas. Além das vagas abertas nos últimos meses – por famílias que decidiram desvincular as crianças da rede municipal – a procura por novas inscrições também teve queda.
A maior demanda está na Emei Clara Luz (20 crianças na fila), Criança Feliz (19), Monteiro Lobato (19) e Sítio do Pica Pau Amarelo (19).
Embora pedagogicamente fundamentado para favorecer o desenvolvimento das crianças desde os quatro meses de vida, o ensino não obrigatório nas creches do município tem forte caráter social.
O objetivo dos pais é manter as crianças matriculadas para poderem trabalhar.
Fontes ouvidas pelo MN relatam que muitas famílias se reorganizaram, contando com ajuda de parentes e amigos que não estão trabalhando devido a pandemia, ou ainda serviço de terceiros contratados para ficar com as crianças.