MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
ter. 05 jan. 2021

Pandemia empurrou a sociedade para o digital

por Agência Estado

No ano que terminou, o da pandemia, houve um crescimento acelerado de tudo o que se relaciona a ambiente digital. Consequentemente cresceu o número de eventos preocupantes relacionados à nossa segurança e privacidade.

Se a maioria dos incidentes se encaixou nos perfis tradicionais, desde identidade enganadora (“phishing”), passando por envio de código malicioso (vírus, vermes), encriptação de conteúdos ou negação de serviço, houve casos mais preocupantes e sofisticados. Uma das formas dissimuladas e mais perigosas é, por exemplo, a que se vale da invasão de um certificado de autenticidade real e registrado, e compromete internamente uma cadeia de distribuição segura já estabelecida.

Talvez o caso mais paradigmático de 2020, com engenhoso comprometimento, seja o do Sunburst (irrupção solar), revelado só em dezembro. Além de levar mais de seis meses para ser identificado, ele atacou uma plataforma largamente utilizada por companhias e pelo governo norte-americano: a Orion, da empresa SolarWinds. Orion é um bem conceituado aplicativo para apoio a sistemas financeiros e de tecnologia da informação, adotado inclusive por agências de inteligência e ministérios dos Estados Unidos.

O primeiro aspecto notável foi a maneira com que o Sunbust se infiltrou nos sistemas. Todos sabemos que uma das mais enfatizadas recomendações de segurança reza sobre a necessidade de manter os equipamentos sempre atualizados, usando a última versão que o fabricante tornou disponível. Essas alterações são muitas vezes (e para nosso conforto) automáticas. O próprio programa identifica a intenção do fabricante em fazer uma atualização, confere a assinatura do pacote que recebeu e, normalmente, apenas nos pergunta se pode finalizar o processo já que, no mais das vezes, isso envolve uma reinicialização do sistema. Sunburst encontrou uma forma insidiosa de apresentar-se como uma corriqueira e segura “atualização de sistema” e ser reconhecido como “proveniente do fabricante”. De fato era um “cavalo de tróia” que carregava e instalava no Orion um módulo dll (“dynamic link library”) malicioso.

Uma vez instalado o Sunburst buscava seguir despercebido a programas de proteção e de varredura. Durante duas semanas mantinha-se dormente, sem nenhuma atividade visível, apenas examinando as características de seu hospedeiro. Se concluía que estava na instalação de um simples usuário e sem nada de interessante a vasculhar, o Sunburst armava sua própria desinstalação sem deixar vestígios. Mas se, por outro lado, o hospedeiro era uma empresa importante ou algum órgão de governo, ele iniciava sutilmente a comunicação remota com seu criador, preservando complexas maneiras de se manter invisível e não chamar a atenção. Com esse sutil e ardiloso comportamento permaneceu por mais de seis meses infectando máquinas sem ter sido detectado. E pelo tipo de vítima preferencial que escolhia, tudo indica que se trate de uma iniciativa ampla, que envolveria bem mais que a simples ação de maliciosos e competentes programadores buscando enriquecer.

Estamos em um cenário crescentemente complexo, em que há de se “confiar desconfiando”. Como diriam os escoteiros, estar “sempre alerta”, mas sem perder o otimismo: que 2021 ainda seja bom para todos! E aqui não consigo evitar um comentário: não atino com nenhum argumento lógico para trocar por “todos e todas”. Em minha visão (míope), “todos” é completamente inclusivo, com a elisão de “indivíduos”. Ou, se preferirem, “todas”, com a elipse de “pessoas”… Mas esse é outro pântano, em que, prudentemente, tentarei por enquanto não me afundar. Então, um ótimo 2021 para todas (as pessoas)!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 3
    Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
  • 4
    Ventania arranca e arremessa placa de loja contra carro e toldo no Centro de Marília

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Prefeitura propõe projeto que prevê complexo turístico na represa Cascata em Marília
Sobrado é parcialmente interditado após desabamento no bairro Cascata
Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças
Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie