Palmeiras perde para o Fortaleza, mas garante vaga na Copa do Brasil
O Palmeiras teve sua invencibilidade interrompida após ser derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza no estádio Castelão nesta quarta-feira (31). No entanto, apesar do resultado, o Alviverde se classifica para as quartas de final da Copa do Brasil devido à vitória por 3 a 0 no Allianz Parque.
O gol do time do Fortaleza foi marcado por Lucero, mas isso não impediu a eliminação dos cearenses. O técnico Abel Ferreira, que foi expulso, agora aguarda o sorteio para saber qual será o próximo adversário.
Contrariando as expectativas, o Alviverde começou o jogo com muita determinação, tentando jogar no campo do adversário. No entanto, os visitantes não conseguiram criar jogadas perigosas para marcar. Assim, o Fortaleza se sentiu cada vez mais à vontade em seu próprio estádio e montou uma defesa sólida para bloquear o jogo do Palmeiras.
Essa estratégia deu certo e o Verdão ficou preso, sem conseguir articular jogadas. No entanto, em um escanteio, os donos da casa quase marcaram com um cabeceio de Brítez que passou perto da trave.
Apesar de entrar em campo com uma vantagem de 3 a 0, o Alviverde não precisava ter tido um primeiro tempo tão passivo em relação ao Fortaleza. Alguns jogadores nem mesmo entravam em disputas de bola e apenas Rony buscava algo no ataque.
Quando o time de Abel conseguia se aproximar do gol adversário, a jogada não era concluída com sucesso. Isso permitia contra-ataques perigosos do Fortaleza, que quase marcou em uma bela jogada que terminou com um passe de Galhardo para Lucero finalizar, mas Weverton fez uma defesa importante.
A verdade é que a equipe cearense também não soube aproveitar sua pressão e a falta de ímpeto do Palmeiras, que finalizou apenas uma vez durante todo o primeiro tempo, e foi para fora.
Abel Ferreira começou a poupar o time logo no intervalo, substituindo Dudu e Rony por Breno Lopes e Rafael Navarro. O nível técnico, que já estava baixo, piorou ainda mais. Enquanto isso, o Fortaleza buscava algo diferente para mudar o placar. Thiago Galhardo arriscou um chute perigoso de longa distância e depois Pochettino finalizou, mas a bola desviou no meio do caminho e quase enganou Weverton.
A partir de certo momento, o jogo se tornou mais aberto. Foi quando o Palmeiras encontrou espaço para tentar uma jogada de ataque e ficar ainda mais tranquilo na partida. Veiga recebeu uma ótima oportunidade cara a cara com o goleiro João Ricardo e finalizou colocado, mas Rafael Navarro, que estava impedido, desviou a bola para o gol.
O lance, que deveria ter sido gol de Veiga, foi anulado. Na jogada seguinte, Pochettino acertou a trave, e a bola voltou para o meio da área onde Lucero estava para abrir o placar e dar emoção ao confronto.
Após sofrer o gol, o Palmeiras aparentou sentir um pouco a pressão. Com dificuldades no ataque, acabou se fechando na defesa e passou por alguns sustos nos minutos finais do jogo.
Abel Ferreira, que protestou intensamente contra a arbitragem, foi expulso e ficará fora do próximo jogo do Palmeiras na Copa do Brasil. Apesar de contar mais com a sorte do que com uma estratégia bem definida, o Verdão saiu derrotado por apenas 1 a 0.
Com esse resultado, o Palmeiras assegura sua vaga nas quartas de final da Copa do Brasil e elimina o Fortaleza da competição. O adversário da próxima fase será definido por meio de um sorteio, cuja data ainda não foi divulgada pela CBF.
Enquanto isso, o Verdão direciona sua atenção para o Brasileirão, onde enfrentará o Coritiba neste domingo (4), às 18h30, no Allianz Parque. Já o Leão do Pici entrará em campo pelo Brasileirão no sábado (3), às 16h, quando receberá o Bahia no Castelão.