Painel da SSP aponta queda de 20% nos casos de estupro de vulnerável em Marília
Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), e disponibilizados no painel estatístico, trazem números relevantes sobre os casos de estupro de vulneráveis em Marília. O número de denúncias teve queda de 20% nos seis primeiros meses desse ano, ante igual período do ano passado.
Na comparação com 2022, o acompanhamento mostra redução de 16,22%. Entre todos os dados revelados pela pasta que gerencia a segurança no Estado, o indicador foi o que teve maior oscilação na cidade de Marília.
Os crimes de estupro de vulneráveis são caracterizados por ocorrências de abusos e outras violações de natureza sexual em que as vítimas têm menos de 14 anos ou estão em situação de vulnerabilidade – por deficiência, estar com a saúde física comprometida ou condição temporária que afete a consciência.
É importante lembrar que a redução no número de casos pela SSP-SP representa melhora de indicador, mas não significa, necessariamente, que as violências não estejam ocorrendo, já que esse tipo de crime envolve questões sociais e familiares, sendo que muitos casos não são devidamente denunciados.
Já em relação às queixas de estupro em geral (contra pessoas não vulneráveis) houve alta na cidade. O indicador passou de sete casos de janeiro a junho de 2023 para 11 neste ano.
OUTROS CRIMES
O painel da criminalidade do Estado de São Paulo, em relação a Marília, indica redução de 17,39% nos furtos de veículos e 12,70% nos furtos em geral, nos primeiros seis meses desse ano.
Em relação aos boletins de ocorrência por acidente de trânsito (com vítima), houve aumento de 2,06% na cidade, ante igual período de 2023.
Homicídios tiveram elevação de seis casos para sete na comparação entre os dois semestres. O crime de latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte, não teve registros em 2024; já em 2023 a cidade teve duas vítimas.