Pai denuncia venda de cigarro para menor
A Polícia Civil apreendeu mais de 100 cigarros eletrônicos e essências – além de outros objetos – em um estabelecimento de Pirajuí (distante 80 quilômetros de Marília), nesta quinta-feira (24).
Um boletim de ocorrência sobre o local já havia sido registrado a pedido de um homem por conta da venda deste tipo de cigarro ao filho de 12 anos.
Pai levou o POD que encontrou com a criança na delegacia. Local foi vistoriado e a proprietária foi liberada após ter sido orientada sobre proibição da venda dos produtos, porém, o inquérito policial foi instaurado para apuração da prática do crime.
No local, a equipe foi recebida pela esposa do proprietário, a qual se apresentou como a responsável. Iniciada a vistoria, foram encontrados 188 cigarros eletrônicos, 111 unidades de essências para cigarros eletrônicos, bem como cinco unidades de ponteiras. Os produtos foram lacrados para realização de exames periciais.
Ainda segundo informado pela Polícia Civil, um inquérito policial foi instaurado para apuração da prática do crime de vender a adolescentes produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica.
A venda de cigarros eletrônicos e acessório é crime e descumpre a Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009, que proíbe em todo território nacional a comercialização importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar e respectivos acessórios e refis.