Paciente com Parkinson pode participar de estudo
Concluindo o mestrado na área da doença de Parkinson, a fisioterapeuta Letícia Vitória Camilles, junto com um grupo de profissionais da área da saúde, desenvolve uma pesquisa sobre o assunto em Marília.
Serão realizadas avaliações sobre a relação da doença com a capacidade pulmonar, desempenho motor e disfagia nos pacientes. Para o estudo, colaboradores com diagnóstico podem participar na pesquisa.
Segundo a fisioterapeuta Letícia, além dela, o grupo de trabalho é composto pelas fisioterapeutas Flávia Navega e Doralice Raquel; e a otorrinolaringologista Suely Onofri.
A pesquisa será feita por meio de exames e questionários que serão aplicados no dia da avaliação. Serão três dias de trabalho. No primeiro dia ocorrerá uma avaliação feita pela médica Suely. Os dois outros dias serão com testes para avaliar a capacidade pulmonar e o controle motor destes pacientes.
“Para entrar na nossa pesquisa, que terá início no dia 13 de junho, é necessário apenas ter o diagnóstico da Doença de Parkinson, sem nenhuma outra doença neurológica associada, como o AVC ou Alzheimer. Estamos em busca de pessoas acima de 60 anos, para poder ser o grupo controle”, explicou.
A pesquisa é realizada no Centro Especializado em Reabilitação (CEES-CER). Para participar, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp (14) 9 9824-2723 [clique aqui para iniciar uma conversa] ou chamar pelo Facebook da fisioterapeuta Letícia Vitória Camilles, para ser marcado o dia e horário para as avaliações.