MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 05 ago. 2014

Pacientes aguardam 2 anos por consulta oftalmológica em Marília

por Marília Notícia

5.8_medicos_mariliaUma reportagem da TV Tem mostrou hoje (5) a complicada situação da saúde em Marília. A falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios de Especialidades tem afetado diretamente a população que depende do atendimento na rede pública. Pacientes esperam até por 2 anos para uma consulta com um oftalmologista na cidade e mais de 10 mil pessoas aguardam na fila.

O aviso na porta da Unidade Básica de Saúde do bairro Costa e Silva informa aos pacientes: “não há pediatra, a médica está de licença”. Falta que se repete também na UBS do bairro São Miguel. Um clínico geral está de férias e também não há pediatra atendendo. Os pacientes são encaminhados para outras unidades ou, em caso de urgência, para o Pronto-Socorro Central.

A falta de médicos em Marília é um problema crônico. Para conseguir uma consulta com o oftalmologista, por exemplo, é preciso encarar uma fila de 10 mil pacientes que aguardam para serem atendidos no município e, 800, estão em uma fila ainda pior, já que tiveram o diagnóstico de catarata e aguardam para fazer cirurgia.

“Eu fiquei quase dois anos para receber atendimento. Fiquei esse tempo todo com muita dificuldade para enxergar e passando vergonha, porque meu olho ficava muito vermelho a noite. Só consegui porque eu e minha mãe ficávamos ligando na secretaria da saúde e indo nos postos praticamente todos os dias. Fizemos um escândalo. No final das contas consegui operar meu olho mas não deu certo, a cirurgia foi mal feita e o problema voltou. Agora estou esperando novamente.”, desabafa a administradora Naiara Toloto, que tem Pterígio (uma massa fibrovascular que se estende olho em direção à córnea e prejudica a visão).

“Nós temos algumas estratégicas para sanar essas filas enormes que temos. Uma delas é para cirurgia de catarata e, o mutirão para consultas de oftalmologia. Entre agosto e no máximo setembro para fazer isso”, afirmou o secretário de Saúde de Marília, Luiz Takano, em entrevista a rede de televisão.

5.8_medicos_marilia_1Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade tem atualmente um déficit de 35 médicos nas UBS e de cinco nas Unidades de Saúde da Família. A prefeitura abriu um processo seletivo de urgência para contratar 31 médicos até outubro. Mas, o próprio Secretario de Saúde admite que o número é muito abaixo do necessário para atender a população.

O processo será para contratar 13 clínicos-geral, 12 ginecologistas e seis pediatras. O salário de R$ 3,7 mil não atrai a maioria dos médicos. Um processo realizado no ano passado, dos 17 aprovados, apenas três médicos assumiram o posto. O concurso público seria uma alternativa, mas de acordo com o secretário, a prefeitura esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal, que dificulta a abertura de concurso na cidade.

“Segundo os advogados e procuradores que a gente tem consultado para poder fazer a contratação. Temos que ainda comprovar um ano sem o aumento dessa folha. Pelo menos manter em um nível razoável. A gente não pode mesmo dentro da lei, a gente não pode fazer essas contratações”, informou Luiz Takano.

Com informações do G1

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 2
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
  • 3
    Suposto dentista é acusado de estelionato após receber e não realizar serviço
  • 4
    BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escolaPF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
RODOVIAS
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em MaríliaBR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
RECICLA LEGAL
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em MaríliaReciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília

Últimas notícias

MAC bate a Francana, confirma 2ª vaga e pega São Bernardo na próxima fase
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio é neste sábado
Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie