MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
ter. 05 abr. 2016

Paciente chega a Santa Casa de helicóptero

por Marília Notícia
unnamed

Garoto de 12 anos sofreu acidente com combustível

Uma operação para salvar a vida de um garoto de 12 anos, paciente do SUS (Sistema Único de Saúde), mobilizou o serviço de regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Santa Casa de Misericórdia de Marília. O menino foi vítima de um acidente com combustível em Bragança Paulista e venceu os 440 quilômetros de distância entre Marília e a cidade de origem à bordo do helicóptero Águia.

O paciente, que teve a identidade preservada pela assessoria de imprensa do hospital, sofreu queimaduras em cerca de 40% do corpo. Ele foi transferido na tarde do último sábado (02) e está internado na UTQ (Unidade de Terapia de Queimados) da Santa Casa de Marília sob cuidados especializados.

A aterrissagem aconteceu no campo de futebol do Yara Clube e o transporte até o hospital teve apoio dos bombeiros locais. “Recebemos uma ligação perguntando se poderia descer no gramado. Não pensamos duas vezes. A vida está em primeiro lugar”, disse o gerente do clube, Manoel Tadeu da Silva.

O menino passou por uma reavaliação médica assim que chegou ao Pronto Saúde e foi transferido ao setor especializado. Três dias depois, está consciente, orientado e com prognóstico favorável.

A enfermeira Eliane Amanda Simões, que participou do acolhimento, explica que o transporte aéreo foi um recurso fundamental para a evolução positiva. O garoto tratado pelo SUS recebe atenção médica e de enfermagem com recursos de alta tecnologia, incluindo curativos com sedação, que amenizam a dor e o impacto psicológico, geralmente verificado em pacientes com queimaduras.

O uso do helicóptero Águia no transporte médico é um recurso excepcional, em que há risco de grande prejuízo à vida, caso não seja feita a intervenção. Em maio do ano passado, um garoto de 7 anos (morador em Garça), que estava a caminho de São Paulo para um transplante de coração, foi resgatado de um congestionamento na rodovia Castelo Branco (SP-280).

Geralmente, estes transportes só acontecem para centros que oferecem tratamentos altamente especializados, como é o caso da Santa Casa de Marília. A unidade de queimados (total de 8 leitos) não se limita à região de referência da DRS IV (62 municípios) e está à disposição do SUS para todo o Estado de São Paulo, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

O provedor do hospital, Milton Tédde, explica que o perfil do paciente queimado, muitas vezes, impõe longa permanência. Em 2015, por exemplo, a UTQ registrou 52 internações. Neste número não estão incluídos os pacientes que receberam terapia de queimados nas UTIs Geral e Pediátrica (casos críticos).

“O volume de internações pode parecer um número pequeno, mas se desdobra quando levamos em conta que, infelizmente, esse paciente demora a ter alta. Os 52 internados se desdobraram em 1.704 diárias. Só para facilitar a compreensão, cada paciente ficou, em média, 32 dias conosco”, disse Tédde.

A superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana, destacou a dedicação dos funcionários, da equipe médica e dos parceiros que atuaram na operação de transporte e acolhimento. Ela lembrou que a valorização da vida é primordial.

“Todos trabalharam com muito amor e competência. Nossa torcida agora é o rápido restabelecimento da saúde e a reintegração ao lar”, disse.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
  • 3
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie