Outubro Rosa tem apoio da Unimed Marília em ações de conscientização
Durante todo o mês de outubro as unidades do Pronto Atendimento, Farmácia Unimed, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Especialidades Médicas e sede Unimed Marília terão suas fachadas iluminadas na cor rosa. A iniciativa faz parte das ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama dentro da Campanha Outubro Rosa.
Entre as mulheres, o câncer de mama é a causa de maior mortalidade e a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que sejam diagnosticados mais de 66 mil novos casos só em 2020, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce. Recomenda-se que seja feito o autoexame, este é realizado pela própria mulher palpando os seios para que seja notada qualquer alteração na mama.
Principais sinais e cuidados básicos
Os principais sintomas do câncer de mama são: caroço ou nódulo endurecido e indolor. Existem também outros sintomas em estágios mais avançados como por exemplo pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, saída de líquido de uma das mamas ou pequenos nódulos no pescoço ou axilas.
Hábitos alimentares e estilo de vida estão diretamente ligados aos fatores que podem aumentar o risco de câncer. Por essa razão é de extrema importância que toda mulher a partir dos 40 anos faça o exame clínico e a mamografia anualmente e mulheres entre 50 e 69 anos façam a cada 2 anos, independentemente de ter sintomas ou não, de acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas regularmente, procurar manter o peso corporal adequado, ter hábitos saudáveis, são alguns dos cuidados que podem ajudar na prevenção de doenças, dentre elas o câncer de mama.
Resultados da Campanha
Com o início da pandemia, dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, apontavam para reduções de até 45% das mamografias realizadas pelo SUS nos sete primeiros meses de 2020, na faixa etária de 50 a 69 anos, porém só na primeira quinzena de campanha Outubro Rosa, os resultados têm sidos satisfatórios, mostrando aumento de 37% nas mamografias realizadas após o início da campanha. A tecnologia, também está a favor da saúde da mulher e a Unimed Brasil divulgou uma lista com cinco aplicativos (Wecancer, MAMAtch!, Tummi, Breast Cancer Prevention, Becca Breast Câncer Support) que auxiliam na prevenção e ajudam nos cuidados do câncer de mama.
Juntos nessa luta!
A partir de 1º de novembro a saúde masculina entra no foco, com a campanha que visa conscientizar a importância da prevenção ao câncer de próstata. Pensando no bem-estar e aproveitando o momento em que as pessoas estão sentindo necessidade de cuidar de si e do próximo, a Unimed Marília participou da compra conjunta das camisetas Outubro Rosa/Novembro Azul, com o lema “Combate ao câncer de mama e próstata. Juntos nessa luta!”, que serão usadas durante os dois meses de campanha pelos setores de atendimento e comercial.