Ourinhos intensifica campanha de combate à dengue nesta semana em parceria com Estado
A Secretaria de Saúde de Ourinhos, em parceria com o Governo do Estado, intensifica a campanha de combate à dengue até o próximo dia 16 de novembro. As atividades tiveram início segunda-feira (11).
Segundo a pasta municipal da Saúde, o objetivo da intensificação é conscientizar a população sobre a prevenção e como combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
“A mobilização acontece em um momento de alerta para o Estado, que já registrou mais de dois milhões de casos de dengue e 1.899 óbitos até o último dia 5 de novembro”, comunica a Prefeitura.
As atividades em Ourinhos incluem palestras educativas para crianças, orientação em unidades de saúde e intensificação dos trabalhos de controle de criadouros, além de nebulização nos bairros com maior incidência de casos.
Segunda, as atividades educativas aconteceram na Emef Professor Jorge Herkhart, no bairro Pacheco Chaves. Ontem, a mobilização foi realizada na Emef Professor Jornalista Miguel Farah, no bairro Jardim Ouro Verde. A programação contou com palestras para as crianças, entrega de materiais educativos e apresentação de amostras de larvas.
Nesta quarta-feira (13), a equipe de Controle de Vetores realiza orientações em salas de espera dos pronto-atendimentos e em algumas unidades básicas de saúde.
“Os agentes de combate a endemias também estarão nos bairros da Cohab e adjacências, áreas com maior dispersão de casos de dengue, realizando controle de criadouros e nebulização. Nas visitas às residências, os agentes removem materiais inservíveis, encaminhando-os para descarte adequado no ecoponto da cidade”, completa a assessoria da Prefeitura.
A Prefeitura de Ourinhos informa ainda que, além das ações municipais, a colaboração de cada cidadão é essencial para reduzir o número de casos de dengue. “Medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada e manter ambientes limpos, ajudam a evitar a proliferação do mosquito e protegem a saúde de toda a comunidade”, conclui.
Atualmente, segundo os dados da Saúde, Ourinhos tem 4,3 mil casos de dengue, com três óbitos confirmados, no período de janeiro a novembro deste ano.