Ourinhos alerta para lotação nas unidades de saúde
A Prefeitura de Ourinhos (distante 95 quilômetros de Marília) alerta toda a população para os surtos de dengue, gripe e Covid-19, que estão sobrecarregando a UPA, PA da Cohab e Postão e têm gera fila de espera, aumentos dos valores de horas médicas e de materiais e insumos.
Segundo a administração, a Secretaria da Saúde está fazendo todas as ações possíveis para que sejam reforçados os quadros de funcionários e que as empresas contratadas consigam ter estrutura para atender a demanda crescente.
A UPA de Ourinhos é de porte II, porém, já atende há muitos meses pacientes compatíveis com UPAs de porte III.
Ainda sim, a administração intensificou nos últimos meses os investimentos nas unidades de urgência e emergência, o que melhorou muito a avaliação da população em relação principalmente à UPA.
É importante neste momento a população se conscientizar sobre os cuidados no combate a dengue, se vacinar contra a gripe (caso seja o público-alvo) e manter em dia as doses de reforço da Covid-19.
O secretário Donay Neto ressalta que “a UPA é um local para atendimento prioritário de urgência e emergência, e que por sua característica é impossível prever quando e quantas pessoas podem aparecer num único dia na unidade necessitando de atendimento, sendo assim reforçamos que as pessoas só se desloquem para UPA em extrema necessidade.”