Oriente recebe prêmio do Governo do Estado pelo crescimento da alfabetização
Nesta terça-feira (20), Oriente foi premiada como município destaque no crescimento da alfabetização, em evento realizado em São Paulo.
Segundo o prefeito Geraldo Matheus Moris (PP), o município foi finalista no Estado de São Paulo no quesito do Ensino Fundamental.
“Isso é um investimento que a gente faz na educação, através dele, a gente começa a colher os frutos e vira destaque na região e reconhecido pelo Estado de São Paulo”, disse o prefeito ao Marília Notícia.
Em 2023, a Secretaria de Estado da Educação implantou na rede a Avaliação de Fluência Leitora, realizada em duas edições, entre julho e agosto, e em dezembro, com resultados essenciais para balizar as ações do programa.
O Governo do Estado premiou 120 municípios que se destacaram na Avaliação de Fluência Leitora no ano passado. Os 120 municípios estão divididos em duas premiações: “leitores” para as cidades destaque no percentual de crianças leitoras e “crescimento” para as cidades que mais avançaram nos resultados em relação à primeira edição.
Os municípios foram divididos em três etapas, pequeno, médio e grande porte, de acordo com o número de habitantes.
FLUÊNCIA LEITORA
Na primeira edição, participaram das provas de leitura 328,9 mil alunos da rede pública, em escolas presentes em 606 cidades. Os resultados davam conta que 56% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental eram leitores fluentes ou leitores iniciantes e 44% eram pré-leitores no início do segundo semestre.
Na segunda edição, participaram das provas de leitura 343,8 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 600 cidades paulistas. Um total de 26,2 mil professores aplicaram a avaliação. No segundo semestre, o salto foi de 8% no índice de alunos leitores iniciantes e leitores fluentes.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!