Oposição pede impugnação de candidatura de Renan Pontelli em Tupã
O candidato a prefeito de Tupã pelo PSDB, Renan Ponteli, recebeu um pedido de impugnação de candidatura da coligação opositora “Tupã do lado certo”, protocolado junto à Justiça Eleitoral na última quinta-feira (22).
O documento afirma que o candidato organizou um evento em 4 de agosto, no qual teria cometido irregularidades, incluindo showmício, propaganda eleitoral irregular, abuso de poder econômico e compra de votos, caracterizada como captação ilícita de sufrágio.
O pedido destaca que o evento ocorreu no penúltimo dia do prazo estipulado para as convenções partidárias e que a decoração utilizada no local incluía ornamentos nas cores azul e amarelo, tradicionalmente associadas ao PSDB, partido do candidato. Além disso, o texto ressalta que teria ocorrido a apresentação de duas bandas, cujos músicos vestiam roupas com o nome do candidato “Renan Pontelli” estampado.
A coligação citou o artigo 39, parágrafo 7º da legislação eleitoral, que diz “é lícita realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia; sendo, porém, proibida a realização de showmício e de evento assemelhado para promoção de candidatos […].”
Segundo a oposição, Renan teria usado seu poder econômico de maneira “exacerbada” para promover indevidamente os candidatos e comprar votos, oferecendo alimentos e bebidas gratuitamente, além de organizar shows sem qualquer custo.
O Marília Notícia entrou em contato com o candidato Renan Pontelli que, em nota, disse que “não há nada que, de fato, ligue a minha campanha a este evento”. Pontelli ressaltou que demonstrará a verdade sobre os fatos, uma vez que ainda não foi intimado oficialmente.