Operação de combate ao tráfico de drogas tem alvo em Tupã
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (6) a Operação “Xeque Mate”, que visa a colheita de elementos informativos e o combate ao tráfico de drogas no município.
A operação foi deflagrada por Presidente Prudente e contou com a participação de 59 policiais civis e 13 viaturas. Um dos alvos foi em Tupã (distante 75 quilômetros de Marília).
Diligências encetadas pelo setor de investigações da Delegacia Sobre Entorpecente (Dise) de Prudente, culminaram na indicação de 11 autores associados, direta ou indiretamente, com a comercialização ilegal de drogas.
As ferramentas utilizadas nas investigações apontaram que os alvos valiam-se de aplicativos e redes sociais para o contato com os usuários compradores de drogas e o fornecimento, demonstrando uma organização entre os associados.
Igualmente, restou materializado que os alvos utilizam o serviço de correspondência para o recebimento e envios de substâncias entorpecentes.
Os alvos (pessoas investigadas) tinham por foco o comércio e se valiam de aplicativos para envio de valores e fotos das drogas.
Face ao custo econômico das drogas, o público alvo das substâncias era constituído por estudantes e jovens de alta renda, frequentadores de festas eletrônicas e baladas, dificultando a ação policial, uma vez que os traficantes mascaram-se entre indivíduos da mesma classe social, de modo que a referida operação destina-se a repressão do tráfico de drogas em tais ambientes.
A operação recebeu nome de Xeque Mate por fazer alusão ao fim da empreitada criminosa de venda de drogas.
No total foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Mirante do Paranapanema, Tupã e Votuporanga.