Operação conjunta flagra maus-tratos e apreende mais de 50 animais
A Polícia Civil de Marília, com apoio da Polícia Militar Ambiental, cumpriu na manhã desta sexta-feira (30) mandado de busca em uma residência do Jardim Marajó (zona sul) e localizou mais de 50 animais domésticos em situação de maus-tratos. Cães e gatos estavam em gaiolas. Uma denúncia anônima alertou sobre o crime. Um homem foi preso em flagrante.
A busca foi feita na casa à rua Joaquim Simões, alvo de denúncias da Organização Não Governamental (ONG) Spaddes. A entidade relatou ter recebido alertas de vizinhos sobre animais em situação degradante, sem água, alimentação e sem acompanhamento veterinário.
Na casa havia muito entulho e os animais ficavam confinados em gaiolas ou caixas improvisadas feitas em madeira. Havia vários cães e gatos feridos, segundo a polícia.
O delegado Flávio Terezo, do Setor de Investigações Gerais (SIG), explica que o homem de 61 anos, acumulava animais dizendo que pretendia cuidar, mas não tinha nenhuma condição. Ele não tinha antecedentes criminais.
O idoso foi autuado em flagrante e encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ). Ele vai aguardar audiência de custódia. Os animais foram resgatados pela empresa responsável pela recolha e assistência a animais em situação de abandono, contratada pela Prefeitura.