ONG de Assis acolhe 21 animais silvestres resgatados de incêndios na região
A Associação Protetora de Animais Silvestres (Apass), com sede em Assis, recebeu 21 animais silvestres resgatados de incêndios florestais que atingiram o interior do Estado de São Paulo nos últimos 10 dias. Vítimas das chamas e da fumaça, os animais foram encaminhados para a ONG, que é credenciada pelo Governo do Estado para prestar atendimento e reabilitação a espécies em risco.
Os resgates fazem parte de uma ação emergencial coordenada pelo Departamento de Fauna Silvestre do Governo de São Paulo, como parte das medidas adotadas para combater os incêndios que devastaram a região. Os animais resgatados estão recebendo cuidados intensivos.
Entre os animais acolhidos, estão 15 filhotes de periquito-rei abandonados no ninho, dois gaviões carcarás e um gavião-carijó intoxicados pela fumaça, além de um gato-do-mato com queimaduras e fratura. A ONG também recebeu dois filhotes de cachorro-do-mato, um deles com queimaduras. Os animais são provenientes de cidades da região de Marília, incluindo Assis, e agora estão em tratamento para sua recuperação.
Após a reabilitação, a expectativa é que muitos deles possam ser reintroduzidos em seus habitats naturais, enquanto outros, dependendo da condição de saúde, serão encaminhados a santuários apropriados.
A entidade publicou um alerta em suas redes sociais, pedindo à população que colabore na prevenção de incêndios. “Estamos fazendo a nossa parte, agora faça a sua. Evite jogar bitucas de cigarro às margens das rodovias, não ateie fogo em terrenos, matas ou queime lixo. Lembre-se de que, ao provocar incêndios, você estará colocando em risco inúmeras vidas!”.