ONG cumpre mandado e recolhe animais em Garça
A ONG Spaddes, com o apoio da Polícia Militar, cumpriu na tarde do último sábado (12) mandado de busca e apreensão, expedido pela Vara Criminal de Garça (distante 35 quilômetros de Marília), em residência localizada na rua Idalino Silva, na cidade vizinha.
O caso ganhou bastante repercussão depois que o atendimento da denúncia de maus-tratos, no final de outubro, terminou com uma queixa protocolada na Corregedoria da Polícia Civil.
Na época, a entidade da causa animal fez diligências no imóvel, constatou dois animais em situação de maus-tratos e conduziu o tutor para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), além de recolher os cachorros.
Entretanto, de acordo com a ONG, a delegada responsável pelo Plantão Policial no dia, decidiu que os animais teriam que ser devolvidos ao proprietário. A autoridade policial também não teria registrado Boletim de Ocorrência e nem visto a situação na qual os cães se encontravam.
Após o ocorrido, a Spaddes registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Garça, onde todas as partes foram ouvidas, inclusive o tutor dos animais.
A entidade fez requerimento solicitando ao delegado que pedisse na Justiça um mandado de busca e apreensão dos animais, pois conforme a ONG, além de estarem bem caquéticos, os exames apresentaram alterações para doenças que, se não tratadas imediatamente, podem causar o óbito dos cachorros.
No momento da busca e apreensão, o proprietário dos animais estava na residência. O diretor da Spaddes, Gabriel Fernando, fez a leitura do documento, os cães foram recolhidos e encaminhados para tratamento adequado.