INMet alerta para perigo de onda de calor em Marília
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMet) emitiu um alerta de perigo sobre uma onda de calor que vigora em Marília e região nesta semana. As temperaturas podem chegar a 37ºC.
A meteorologista do instituto, Rita de Cássia César Moreira de Cerqueira, explica que uma “massa de ar seco atua no Estado de São Paulo, mantendo o tempo estável com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas elevadas”.
A situação pode levar a um aumento de 5ºC acima da média por um período superior a três dias, o que significa riscos para a saúde humana.
O alerta foi emitido no sábado (7) e tem validade até ao menos até quarta-feira (11), mas a reportagem apurou que a previsão de calor acima da média pode chegar até o próximo final de semana.
Até lá as temperaturas máximas devem ficam acima dos 35ºC e para quinta-feira e sábado (14) os termômetros devem chegar aos 37ºC. As mínimas oscilam entre 21ºC e 22ºC.
A média climatológica, segundo a Somar Meteorologia, indica que em setembro a temperatura em Marília costuma ficar entre 18ºC e 19ºC. Conforme a mesma empresa, neste domingo (8) chegou a fazer 34,6ºC.
Ao mesmo tempo, nesta segunda-feira (9) o INMet emitiu alerta sobre perigo em potencial de umidade relativa do ar abaixo do que é considerado ideal. O indicador deve ficar entre 20% e 30%.
“Beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia”, avisa o instituto.