Ocupação regional de leitos de UTI Covid passa de 95%
A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), públicos e privados, para pacientes com Covid-19 na região de Marília, passou de 95% pela primeira vez na última sexta-feira (19).
A lotação regional desse tipo de leito registrou leve queda no sábado (20), mas atingiu 95,56% neste domingo (21) – o maior patamar até agora.
O Estado não tem conseguido abrir novos leitos na mesma velocidade em que as novas internações têm sido necessárias.
A ocupação regional passou de 90% pela primeira vez no dia 11 de março, há menos de duas semanas. Naquela data eram 225 leitos de UTI Covid-19 e 203 pacientes internados nas 62 cidades do Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9).
Os hospitais localizados no município de Marília especificamente estão novamente em colapso, com 100% dos leitos de UTI exclusivos para pacientes da pandemia ocupados.
Na rede privada também não há mais vagas para esse tipo de paciente em enfermarias e os leitos clínicos do Sistema Único de Saúde (SUS) reservados para Covid-19 no município estão com ocupação de 94,95%.
No último final de semana mais dois pacientes de Marília precisaram ser transferidos para UTIs de outras cidades. Ambos só conseguiram vagas horas após a intubação. Um deles teve o pedido de vaga solicitado três dias antes de consegui-la.
Boletim epidemiológico divulgado neste domingo mostra que Marília registrou novo recorde de habitantes do município internados com sintomas da Covid-19.
Eram 130 na terça-feira (16), 131 na quarta (17), 146 na quinta (18), 157 sexta e ontem eram 159. Vale lembrar que no sábado não houve atualização do boletim devido à ação de vacinação.
Entre os internados no município com sintomas, 88 já possuem diagnóstico positivo para a doença e 71 estão com suspeita da infecção, aguardando resultado dos exames.