Ocupação de leitos Covid finalmente cai no município de Marília
A ocupação dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 finalmente começou a cair de forma significativa no município de Marília, tanto na rede pública quanto na particular, nas alas de terapia intensiva e de enfermagem.
Números deste domingo (11), divulgados pela Secretaria da Saúde do município, mostram que, no Sistema Único de Saúde (SUS), a ocupação ficou em 90,36% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e em 63,64% nos leitos clínicos.
Sobre a rede particular, o mesmo informe aponta ocupação de 62,50% nas UTIs e de 57,69% nos leitos clínicos. De modo geral, índices como estes não eram registrados na cidade de Marília desde o final de fevereiro.
Especialistas atribuem a redução no número de internações ao avanço da vacinação contra a doença. Entre os marilienses, mais de 54% já tomaram ao menos a primeira dose e cerca de 24% já receberam a segunda.
A ocupação de leitos Covid-19 no Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9) já vem apresentando quedas significativas há algumas semanas. Mas, no município sede especificamente, a variação ainda estava mais tímida.
Entretanto, outro importante indicativo de que os números oficiais de ocupação dos leitos marilienses estava prestes a começar a cair já era nítido. Como o Marília Notícia mostrou em matérias nos últimos dias, os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte e do Pronto Atendimento (PA) da zona Sul já comemoravam a queda na entrada de pacientes com o coronavírus.
Nos últimos meses, o cenário era praticamente de medicina de guerra, com pacientes morrendo nos serviços de pronto atendimento enquanto aguardavam na fila de espera por uma UTI.