Obras no setor de Radioterapia da Santa Casa de Marília estão quase 100% concluídas
Visita técnica realizada nesta semana por representantes do Ministério da Saúde apontou que 94,5% das obras do prédio da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília estão concluídas.
O coordenador-geral de obras do Ministério da Saúde, Thiago Rodrigues Santos, e a engenheira Bruna Machado de Freitas Brito estiveram no hospital para vistoriar a execução dos trabalhos no novo prédio, que conta com recursos do Governo Federal.
Agora, está sendo aguardada a ligação definitiva de energia elétrica na Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília, pela CPFL, para que possa ser feito o sequenciamento das atividades de climatização, sistemas eletrônicos, comissionamentos, testes e início da instalação do equipamento acelerador linear.
Um check-list da obra também está sendo realizado para que seja contemplado todo o planejamento feito através do projeto.
Acompanharam a visita técnica do Ministério da Saúde, no último dia 6 de março, os profissionais da Incorplan – construtora responsável técnica pelas obras – e da Concremat, que faz a fiscalização das obras. Também esteve presente a gerente de projetos do hospital, Dilene Lopes, e o assessor de direção, Elton Turola.
Reunião de avaliação de finalização da obra foi realizada contando com a presença do superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda.
A Santa Casa de Marília foi incluída no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia, em 2018, e com o empenho da direção do hospital, contando com o apoio de parlamentares, o Ministério da Saúde autorizou o início das obras em 2022.
A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília fica ao lado do Complexo Ambulatorial Bento de Abreu Sampaio Vidal, com a fachada para a rua 21 de Abril.
Com área total de 2.151,70 m² e área construída de 804,94 m², a referida Unidade de Radioterapia vai proporcionar o tratamento integral do câncer na Santa Casa de Marília, que já realiza, há mais de 20 anos, consultas, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia.
As sessões de radioterapia atenderão uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes em 62 municípios do Departamento Regional da Saúde (DRS IX).