Obra do esgoto vai ser inaugurada nesta sexta-feira
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) vai inaugurar nesta sexta-feira (11) a última das três Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Marília. Foi anunciada a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
No mês passado a administração municipal afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estaria presente no evento, inicialmente marcado para poucos dias antes da eleição municipal.
O governo local, no entanto, voltou atrás sobre a vinda do chefe do Executivo Nacional logo após o anúncio e a inauguração acabou adiada para este mês.
O argumento utilizado em novembro foi de que Bolsonaro só conseguiria inaugurar duas das três ETEs que estavam prontas, das bacias do Pombo e Barbosa. A ETE do Palmital só foi concluída agora.
A inauguração do sistema de tratamento de esgoto será justamente no local em que fica a terceira etapa da chamada ‘obra do século’, na estrada que liga Marília ao distrito de Dirceu.
Para combater a transmissão do novo coronavírus, será obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento entre os convidados.
Quando Daniel assumiu a Prefeitura, em 2017, o esgoto produzido em Marília era 100% lançado in natura nos mananciais.
Com a conclusão das duas primeiras ETEs, cerca de 70% passou a ser tratado. Agora a totalidade dos dejetos passará a ser processada com a entrega da Estação da bacia do Palmital.
Ao todo o sistema terá capacidade para tratar 1.112 litros por segundo.