Número de internados em UTI Covid na região dobrou em 2021
Entre o dia 1º de janeiro de 2021 e esta quinta-feira (18), praticamente dobrou a quantidade de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para Covid-19, nas redes pública e privada, da região de Marília.
No primeiro dia do ano eram 110 pessoas em tais circunstâncias, de acordo com dados oficiais do Estado utilizados nas reclassificações do Plano São Paulo. Agora, são 219 pacientes internados nesse tipo de leito.
Em nenhum momento da pandemia houve tanta gente internada em UTIs Covid-19 na região quanto agora. A lotação desses leitos chegou a 94,51% nesta quarta-feira (17).
Na mesma data, não havia vaga em nenhum leito UTI Covid-19 – seja particular ou do Sistema Único de Saúde (SUS) – nos hospitais localizados no município de Marília especificamente.
Também foi batido novamente nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de marilienses internados com sintomas da doença, sejam eles já diagnosticados ou ainda sob suspeita. Foram registrados 131 moradores da cidade em internação, segundo a Prefeitura.
Estado
A situação não se resume a Marília e região. O Estado registrou ontem o maior número de pacientes internados pela Covid-19 em toda a pandemia: são 25.880 pessoas, sendo 11.109 em UTIs e 14.771 em enfermaria.
É a primeira vez que o número de pacientes em UTI ultrapassa a marca de 11 mil, após aumentos sucessivos nesta e na última semana.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 90,3% no Estado e de 90,6% na Grande São Paulo.