Número de internados com Covid dobra em 15 dias e cidade tem alerta
Dobrou, nas últimas duas semanas, o número de pessoas que precisaram ser hospitalizadas com sintomas de Covid-19 na cidade. O novo cenário fez a cidade ocupar metade dos leitos clínicos exclusivos para sintomáticos e sair da faixa “verde” para a “amarela”, com 50% de ocupação.
Em boletim divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (20), a Secretaria Municipal da Saúde de Marília comunicou que 19 dos 38 leitos clínicos instalados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais da cidade estão ocupados.
O Hospital Beneficente Unimar (HBU), classificado como primeira referência para munícipes de Marília, tem o maior número de doentes. Dos 14 leitos instalados, 12 estão ocupados.
Já nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a situação está mais tranquila. A taxa de ocupação está em 22% entre os 50 leitos SUS instalados. Somados os três hospitais, onze pessoas enfrentam o vírus e lutam pela vida. Há 15 dias, eram sete pacientes.
Em nota, o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior alerta. “Nossos cuidados deverão ser redobrados, uma vez que no ano passado, nesta mesma época festiva, houve um aumento considerável do número de casos graves e óbitos decorrentes da Covid”, lembra.
“O momento com certeza é outro, pois grande parte da população está vacinada. No entanto, ainda há pessoas em atraso com o calendário vacinal, o que as torna vulneráveis à doença,” diz texto distribuído à imprensa.
A reportagem do Marília Notícia questionou a Secretaria Municipal da Saúde sobre o cenário epidemiológico e eventual apuração das causas do aumento. O questionamento busca saber se o aumento tem a possibilidade de ser em decorrência da nova variante, a ômicron. A pasta ainda não se manifestou.