Flagrantes de embriaguez triplicam no Carnaval
Como já havia anunciado, no início da Operação Carnaval, a Polícia Militar Rodoviária deu ênfase neste ano à infração de embriaguez ao volante. Balanço divulgado aponta que triplicou o número de motoristas autuados na região de Marília, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em toda a área da 3ª Companhia de Policiamento – que inclui as microrregiões de Assis, Ourinhos e Marília – os patrulheiros flagraram 128 motoristas infratores. Em 2019, haviam sido 43.
O pelotão de Marília teve menor número de ocorrências, com 35 motoristas reprovados no bafômetro Na região de Assis, 41 foram multados e tiveram a carteira de habilitação apreendida. Já nos municípios da base de Ourinhos, foram 52 casos.
Punição
Quem bebe, dirige e acaba sendo flagrado pela polícia tem o carro retido (só pode ser liberado para condutor habilitado), recebe uma multa de infração gravíssima de R$ 2.934,70 e tem a habilitação recolhida.
É iniciado um processo para a suspensão da Carteira – com possibilidade de recurso – que poderá deixar o condutor com o documento suspenso por um ano. Quem for flagrado dirigindo nesse período, tem pena de suspensão dobrada.
Outros números
Apesar do aumento no número de flagrantes de embriaguez, o número geral de multas por outras infrações – cinto de segurança, condições dos veículos, ultrapassagens – teve queda de um ano para o outro.
Foram lavradas na Operação Carnaval de 2020, na área da Companhia, 727 autos de infração. No ano passado, foram 878. A maior queda aconteceu justamente no Pelotão de Marília – que compreende também Garça e Tupã, onde a redução foi de 396 para 222 autuações.
O número de acidentes de trânsito caiu este ano. Também caiu o número de mortes. Em 2019 duas pessoas morreram na área do Pelotão de Assis.
Os 36 acidentes do ano passado deixaram ainda duas gravemente feridas. Já esse ano, foram 28 ocorrências, com duas pessoas feridas com gravidade. Ninguém morreu em 2020 na região da 3ª Companhia, durante o feriadão de carnaval.