Número de acidentes cai em Marília, mas conduta de motoristas ainda preocupa
Marília teve redução de 10,8% nos acidentes de trânsito nos primeiros oito meses de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Infosiga, que registra todos os casos do Estado de São Paulo. Apesar disso, o número de mortes aumentou 11,8%. A imprudência e a desatenção de motoristas são os maiores vilões do trânsito.
De janeiro até agosto deste ano, a cidade registrou 1.033 acidentes em ruas, avenidas e rodovias. Os números são 10,8% menores em comparação com o mesmo período de 2022, quando aconteceram 1.158 casos.
Apesar disso, a cidade vem acumulando uma crescente desde o início do ano de 2023. Em janeiro foram apenas 96 casos, com 109 acidentes em fevereiro, 149 em março, 117 em abril, 148 em maio, 112 em junho, 150 em julho e 152 em agosto.
No comparativo com 2022, quase todos os meses de 2023 tiveram redução de acidentes. A única exceção foi verificada no mês de março. Foram 127 no ano passado e 149 neste ano, com aumento de 17,3% em 2023.
Os outros sete meses tiveram redução. Foram 115 acidentes em 2022 e 96 em janeiro de 2023 (-16,5%), 121 contra 109 em fevereiro (-9,9%), 174 contra 117 em abril (-32,8%), 160 contra 148 em maio (-7,5%), 153 contra 112 em junho (-26,8%), 152 contra 150 em julho (-1,3%) e 156 contra 152 em agosto (2,6%).
MORTES
A idosa Amantina dos Santos Peral, de 96 anos, perdeu a vida no início da noite da última quinta-feira (14), em um acidente de trânsito no cruzamento da rua Pernambuco e avenida Pedro de Toledo, na região Central de Marília.
Ela foi atropelada por uma Kombi, conduzida por uma mulher de 60 anos. Socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
Nos dados do Infosiga, de janeiro a agosto, Marília teve 19 mortes em 2023. No mesmo período do ano passado, foram 17 mortes, com alta de 11,8% neste ano.
DIVERSOS CASOS
Condutas como desatenção, imprudência e não cumprimento das leis de trânsito podem ser grandes causadoras de incidentes. Todos os dias são registrados diversos casos, em todas as regiões de Marília.
Só nas últimas semanas, foram constatadas dezenas de ocorrências sobre o tema, como a da tarde do dia 6 de setembro, quando uma mulher de 34 anos fraturou o joelho e lesionou o ombro em um acidente entre duas motos na rua Alcides Calimani, no bairro Jardim Califórnia, na zona Oeste de Marília. A colisão teria ocorrido quando um motociclista atravessou a preferencial e se chocou contra a vítima.
No mesmo dia, um jovem de 18 anos também teve a preferencial interrompida na avenida das Esmeraldas, no cruzamento com a rua Leonel de Souza Barros, na zona Leste. Ele sofreu lesões pelo rosto, braços e pernas. Apesar de ser a vítima no trânsito, o jovem não possuía CNH e foi autuado.
Em outra ocorrência, na tarde do dia 23 de agosto, um homem de 49 anos foi atropelado por um motociclista que perdeu o controle na rua João Caliman, no Parque das Nações, zona Norte. A vítima estava trabalhando em seu carrinho de caldo de cana no momento da colisão e o condutor fugiu sem prestar socorro.
Já no Centro, na manhã do dia 21 de agosto, um jovem de 20 anos foi atingido por um carro, enquanto caminhava pela avenida Sampaio Vidal, em direção à rotatória com a rua Piratininga. A vítima sofreu ferimentos e foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte.
Na manhã anterior, no dia 20, uma mulher de 29 anos precisou ser atendida na Santa Casa após o condutor de um carro dar uma ‘fechada’ na moto em que estava como passageira. O acidente foi na avenida da Saudade, no Jardim Marília, zona Oeste. O motorista de um Fox teria saído da faixa direita para a esquerda e causado a colisão com a moto que vinha no mesmo sentido.
No último dia 18, pela tarde, uma mulher de 49 anos foi atingida por uma motorista que realizou uma conversão irregular na rua Jesus Montolar, no bairro Fragata, zona Leste. A condutora do veículo ainda se chocou contra outro automóvel que estava estacionado na via.
No dia 12 de agosto foram registrados outros três acidentes. Pela manhã, um homem de 26 anos foi parar no hospital após colidir seu carro contra outro veículo na rua Bassan, na zona Oeste. Na mesma manhã, um jovem de 28 anos foi ‘fechado’ por uma motorista que fez uma conversão à esquerda e interceptou sua moto, na rua Alcides Nunes, no Jardim Parati, zona Sul.
Pela tarde, um idoso de 60 anos que conduzia uma bicicleta causou um acidente com uma moto ao tentar passar de faixa na Pedro de Toledo, no bairro Palmital, zona Norte, e fechou a passagem de uma moto em que havia duas jovens, de 18 e 16 anos. As três pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento médico.
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza uma exposição entre os dias 18 e 24 de setembro, em alusão à Semana Nacional do Trânsito, no Marília Shopping. O evento ocorrerá todos os dias, das 10h às 22h.
Serão expostos equipamentos, viaturas e motocicletas, além de totens com fotos e informações sobre a atuação da PRF. Haverá também ações de educação para o trânsito, tanto para adultos quanto para crianças, com distribuição da cartilha da cidadania, com plantão de dúvidas sobre legislação de trânsito, exibição de vídeos, óculos simulador de embriaguez e etilômetro para a realização de testes.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!