Novos leitos do HC devem entrar em operação entre 15 e 30 dias
O Hospital das Clínicas de Marília iniciou os preparativos para a instalação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes com Covid-19.
“A expectativa é de que os leitos estarão aptos para funcionar dentro de 15 a 30 dias, a depender da finalização das ações”, informou a instituição.
Com o incremento, o total de leitos específicos para tratar a doença vai chegar a 40 somente no hospital.
Será uma das maiores estruturas próprias para atendimento da Covid-19 no interior do Estado. O hospital atende moradores de Marília e mais 61 municípios da área englobada pela Direção Regional de Saúde (DRS 9).
Para acomodar a estrutura, será feito remanejamento de outros leitos do hospital, onde são tratadas diversas doenças. Com isso haverá uma ala inteira específica para acomodar os 40 leitos de UTI Covid do HC.
Os equipamentos, mobiliários e insumos serão custeados pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Haverá realocação de camas, além de aluguel de aparelhos que o hospital não tem na quantidade necessária.
Será feita ainda a compra de mais equipamentos de proteção individual (EPIs) e a contratação dos novos funcionários, por meio da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília e ao Hospital das Clínicas de Marília (Famar).
A intenção, conforme nota da superintendência, é convocar candidatos que estão em lista de espera em processos seletivos já realizados. Há ainda a possibilidade de recrutar novos profissionais, através de seleções emergenciais.
O Hospital das Clínicas segue como referência para os municípios da região. Os moradores de Marília com casos graves de Covid-19 são internados, prioritariamente, nas duas instituições contratadas pela Prefeitura (Hospital da Unimar e Santa Casa).
Desde o ano passado, as duas entidades conveniadas com o município vêm mantendo taxa de ocupação próxima a 100%, por isso o HC também tem atendido pacientes de Marília, além das dezenas de cidades que fazem parte da área de abrangência.
Marília conta atualmente com 85 leitos de UTI Covid distribuídos em seus três hospitais.
Pelo SUS são 30 leitos de UTI no HC, 20 no Hospital da Unimar e 10 na Santa Casa. Já em relação aos leitos particulares de UTI Covid, são mais 16 no Hospital da Unimar e nove na Santa Casa.
Com os novos 10 leitos SUS no HC, a cidade contará com um total de 95 estruturas de terapia intensiva.