Mais de 6 mil estão em novos grupos que vão receber a vacina
Aproximadamente 6,1 mil marilienses – que ainda não têm 60 anos – entram em expectativa para a imunização contra a Covid-19 já na próxima semana.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5) o acesso à vacina para vários grupos, incluindo gestantes, pessoas com síndrome de Down, transplantados, deficientes e pacientes com comorbidades que já completaram 55 anos.
A previsão – conforme o Plano Estadual de Imunização (PEI) – é que a campanha acrescente mais 1,1 milhão de paulistas nos próximos dez dias. O Marília Notícia calculou a população local que deve ser acrescida, com base na proporção populacional.
Conforme o anúncio do Governo Estadual, a partir da próxima segunda-feira (10) a vacina deve estar disponível para pessoas com Down, pacientes que fazem terapia renal substitutiva, ou seja, dependem da hemodiálise para sobreviver, além de transplantados a partir dos 18 anos.
No Estado de São Paulo, é estimada a inclusão de 120 mil pessoas destes grupos. Proporcionalmente, Marília deve ter 642 moradores incluídos.
Na última terça-feira (11) o governo paulista prevê que os municípios iniciem a vacinação contra a Covid-19 em mulheres grávidas e puérperas – que deram a luz em até 45 dias. Para ter acesso, a mulher deve ter comorbidade e ser maior de 18 anos. Gestantes sem os fatores de risco e abaixo dessa idade terão que continuar na espera.
Nos 645 municípios paulistas, o cálculo é de 100 mil pessoas se enquadram nestas condições, o que corresponde a pelo menos 536 em Marília.
Na mesma data, os metroviários também serão imunizados. A previsão é que 10 mil trabalhadores sejam beneficiados, mas Marília não possui serviço.
Conforme o PEI, o dia 11 também marca o início da imunização em pessoas com deficiência permanente, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e têm a partir de 55 anos. O Estado prevê 30 mil incluídos; Marília, proporcionalmente, tem pelo menos 161 habitantes com estes critérios.
Já na quarta-feira (12), a previsão é de vacinar quem tem comorbidades e já completou 55 anos. O total em São Paulo é de 900 mil moradores, o que corresponde, por cálculo proporcional, a 4.817 marilienses.
Motoristas e cobradores do transporte coletivo serão vacinados a partir do dia 18 de maio. São 165 mil no Estado, com pelo menos 883 em Marília.
A Secretaria da Saúde de Marília, que trabalha para organizar várias ações de vacinação na cidade – simultâneas – inclusive com acesso a idosos de 60 anos ou mais, não informou a estimativa de doses que devem ser aplicadas, com a entrada destes novos grupos, já na próxima semana.
Os cálculos do MN têm como base o número total divulgado pelo Governo do Estado, aplicado à proporção populacional mariliense, conforme estimativa demográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, portanto, não representam necessariamente as doses que serão enviadas para a cidade.
Vale lembrar que, em março, o município de Marília apontou envio insuficiente, em fases anteriores da campanha, alegando que o Estado teria usado parâmetros equivocados, como o total de vacinados na campanha contra o Influenza (vírus da gripe) de 2020 e cadastros, com base de dados insuficientes, do Sistema Único de Saúde (SUS).