Novos extintores em carros serão obrigatórios em 2015
Motoristas que ainda não dispõem em seus automóveis de extintores de incêndio com carga ABC têm poucos dias para se adequarem.
A partir do dia 1º de janeiro, veículos automotores só poderão circular em qualquer ponto do país se estiverem atendendo a essa determinação do Conselho Nacional de trânsito (Contran), contida em uma resolução de 2009.
Quem não cumprir a norma estará sujeito a uma multa de R$ 127,69 e ainda a cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
De acordo com a legislação federal, a substituição é obrigatória, já que houve a inserção de um novo componente à fórmula, capaz de apagar o fogo em painel, bancos e revestimentos internos, mangueiras e e forro do capô (classe A).
PREÇO
O extintor do tipo ABC não pode ser recarregado e é mais caro que o BC. O tipo ABC tem validade de cinco anos e custa cerca de R$ 70 (1 Kg).
A procura tem sido imediata ante à vigência da regra. O Marília Notícia apurou que em algumas empresas de equipamento de segurança, por exemplo, os itens estavam em falta.