Novo sistema eletrônico amplia fiscalização nas praças da BR-153
A partir desta quarta-feira (11), a Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela BR-153, passa a disponibilizar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um novo sistema eletrônico de monitoramento nas praças de pedágio sob sua concessão.
A medida tem como objetivo combater a evasão de pedágio por meio de câmeras inteligentes que captam imagens em tempo real dos veículos que passam pelas cabines.
Segundo a concessionária, quando houver passagem com sinal vermelho e ausência de identificação de TAG válido nas pistas de cobrança automática, o sistema encaminhará os registros à ANTT. Caberá à agência federal analisar as imagens e, se for o caso, emitir o auto de infração.
De acordo com o artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a evasão de pedágio é infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e à aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Triunfo Transbrasiliana informa que o sistema amplia o uso de tecnologia nas rodovias administradas pela empresa, com foco no apoio às ações de fiscalização conduzidas pela ANTT e na modernização dos serviços.
“O uso de tecnologia traz mais eficiência, transparência e justiça ao processo de fiscalização. Esse monitoramento contribui para que todos os usuários estejam sujeitos às mesmas regras e fortalece a segurança nas rodovias, sem qualquer impacto na fluidez do tráfego”, destaca Daniel Victorino, diretor de Engenharia e Operações da Triunfo Transbrasiliana.
Ainda conforme a concessionária, a tecnologia também auxilia na identificação de irregularidades veiculares, como placas encobertas, adulteradas ou ausentes, colaborando com as autoridades competentes para a adoção das medidas necessárias.