MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 30 dez. 2022

Projeto do HC visa reduzir mortes pelo coração

por Michele Correia

A aprovação de um novo projeto de implantação para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) tem o objetivo de reduzir mortes por doenças cardíacas em Marília e na região.

Agora em dezembro houve a aprovação para a implantação da proposta intitulada “Boas Práticas em Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, que deve ter início em janeiro de 2023, com acompanhamento da Beneficência Portuguesa.

Neste ano, o HC já havia sido contemplado com outro dois projetos complementares, o “Saúde em Nossas Mãos”, implantado em agosto de 2021 e que foca nos cuidados da UTI B do hospital; e o “Projeto Lean”, aprovado em março, que visa evitar a superlotação do Pronto-Socorro (PS).

Os três projetos compõem o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o atendimento público. A medida possui propostas de capacitação de pessoal, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias e gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

Na prática, esses projetos trazem treinamentos e rearranjos dos protocolos hospitalares com consultores de hospitais renomados, como a Beneficência Portuguesa e o Albert Einstein.

A intenção é articular o atendimento primário das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com o hospitalar. Segundo a diretoria do HC, as UPAs da região serão convidadas a ingressarem no projeto via Departamento Regional de Saúde (DRS-9).

O objetivo é qualificar o atendimento primário, que normalmente é recebido nas UPAs, oferecendo um treinamento que chama a atenção das equipes para os protocolos que precisam ser feitos no socorro, com a redução no número de mortes em decorrência de doenças cardíacas.

O impacto do projeto para o paciente será o acesso a serviços e profissionais especializados, o manejo e resolutividade em tempo adequado, e a potencial redução de morbimortalidade de pacientes cardiopatas.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 2
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie