MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 30 out. 2024
LEGISLATIVO

Câmara volta adiar votação de projeto que altera horário do comércio

Com o novo adiamento da votação, pauta somente deve voltar ao plenário da Casa de Leis em 2025.
por Alcyr Netto
Plenário da Casa de Leis discute projetos (Foto: Divulgação)

O polêmico projeto que pretende alterar a abertura do comércio no mês de dezembro em Marília foi retirado mais uma vez da pauta de votação do plenário na Câmara dos Vereadores nesta terça-feira (29), após novo pedido de vistas.

Desta vez, o vereador Rogerinho (PP) pediu adiamento por 20 dias e teve a solicitação aprovada pela maioria. Na sessão passada, o parlamentar Marcos Rezende (PSD) havia solicitado prazo de uma semana para melhor análise do texto.

De autoria do vereador Junior Féfin (União), a matéria é polêmica por dividir opiniões. De um lado, trabalhadores do comércio anseiam pela alteração que, na prática, reduziria a jornada de trabalho no fim do ano.

De outro lado, a sugestão de mudança vem sofrendo várias críticas e pressão por rejeição por parte dos empresários do setor, que alegam prejuízos na melhor época do ano para vendas.

A discussão na Casa de Leis, contudo, só deve voltar ao plenário em 2025, já com a nova composição da Câmara de Marília.

DISCUSSÃO

Durante a votação da Ordem do Dia, a primeira discussão seria sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) 24/2024, que altera o Código de Posturas do Município de Marília no início do período de vendas. Atualmente, a abertura noturna é feita a partir do 5º dia útil. O texto prevê a mudança para abertura a partir do dia 10, e reduz o expediente de 24 de dezembro das 17h para as 13h. Havia uma emenda do vereador Rogerinho que propunha até as 14h.

Antes do projeto ser votado, os vereadores Junior Féfin e Rogerinho pediram para que fossem retiradas as emendas que seriam votadas em segunda discussão. Rogerinho, por sua vez, também solicitou vistas por 20 dias.

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Marília afirma que a tentativa de mudança traz série de enganos, desconhecimento e prejuízos. O presidente da entidade, Pedro Pavão, havia pedido que a Câmara engavetasse a proposta de forma definitiva.

Pavão alega que o projeto ignorava diferentes fatores envolvidos e apresentou uma lista de preocupações, como prédios fechados onde antes funcionavam lojas, representando a perda de impostos, empregos, renda e desenvolvimento. A redução do horário poderia ampliar a lista.

Para o empresário, comerciários que recebem comissão pelas vendas também sofreriam grande impacto de renda. Em nota, Pavão destaca que o projeto de Féfin não teria base em nenhum estudo e comprometia o setor de forma precipitada e sem prazo para planejamento.

O sindicato dos trabalhadores do comércio, por sua vez, manifestou-se através de um ofício enviado a Féfin na Câmara. A entidade apoia a proposta e sugere que as mudanças sejam aplicadas também “nos shoppings e galerias”.

A Associação Comercial e de Inovação de Marília (Acim) criticou o PLC. “A proposta é inoportuna e prejudicará o movimento no comércio de nossa cidade. A abertura das lojas deve continuar no quinto dia útil de dezembro, e o dia 24 deve ser facultativo. É hora de defender o nosso comércio”, declarou o presidente Carlos Francisco Bitencourt Jorge.

2025

Com o pedido de vistas de 20 dias feito por Rogerinho, que não será vereador na próxima Legislatura, já que assumirá o cargo de vice-prefeito, a polêmica ficará para definição dos próximos parlamentares.

A própria comunicação da Câmara de Marília afirmou que “a expectativa é que o Projeto deva ser votado somente em 2025, devido ao período de final de ano.”

A Casa de Leis deve entrar em recesso de fim de ano, no mês de dezembro, sem a possibilidade de votação, caso o vereador não volte atrás do pedido de vistas nas próximas sessões.

ORDEM DO DIA

Após a discussão sobre a pauta do comércio, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), pediu a retirada da matéria 73/2024 que denominava praça Carlos Bulho Fonseca “Carlão” a área pública, localizada entre as avenidas Vicente Ferreira e República e rua Limeira, em frente ao Estádio Municipal Bento de Abreu.

Foram aprovados o projeto 67/2024, sobre a implantação do dispositivo de segurança do tipo botão de alerta de situações de risco nas unidades de saúde do município, denominado “Alerta Saúde”; o PL 108/2024, que institui o programa “Cuidando de Quem Cuida”, destinado à inserção, orientação e apoio a mães atípicas, determinando a divulgação de dados estatísticos do programa no site oficial da Prefeitura.

Também foram aprovadas a matéria que cede o nome de Carlos Eduardo Gambin dos Santos para a Estrada Municipal MAR 322 (antiga 463), entre o distrito de Avencas e o Ribeirão Barra Grande, no sentido Oriente; a proposta que cede o nome de Tatiane de Oliveira Marcon para a Estrada Municipal MAR 324 (antiga 458), entre o distrito de Avencas e a rodovia SP-333; e a que cede o nome Isabel Maria Borba Guimarães para a rua 2, do empreendimento denominado Chácaras de Recreio Recanto Azul.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie