Novo ministro do Meio Ambiente é formado em Marília
O novo ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro (sem partido), Joaquim Álvaro Pereira Leite, se formou em Administração em 1995 pela Universidade de Marília (Unimar).
A informação está no currículo oficial de Joaquim, cuja formação acadêmica envolve ainda um mestrado (MBA Executivo) no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper–SP), que foi finalizado em 2006.
O novo ministro foi por mais de 20 anos conselheiro da Sociedade Rural Brasileira, passou por diversas empresas privadas até ingressar no Ministério do Meio Ambiente em 2019, onde ocupou as funções de diretor do Departamento Florestal e de secretário da Amazônia e Serviços Ambientais e de Florestas e Desenvolvimento Sustentável.
Joaquim assume o posto deixado por Ricardo Salles, que estava sob pressão de investigações da Polícia Federal, e foi exonerado nesta quarta-feira (23).
Além do novo ministro do Meio Ambiente, outras pessoas com formação e/ou nascimento em Marília estão nos primeiros escalões da República.
São exemplos o ministro do Supremo Dias Toffoli, o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco (também formado pela Unimar) e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), em nível nacional, o delegado Paulo Gustavo Maiurino.