MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Política
sex. 17 abr. 2020

Novo ministro da Saúde quer ‘programa de testes’

por Agência Estado

O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, pretende elaborar um “programa de testes” para ampliar a quantidade de informações sobre a disseminação do novo coronavírus no País e, com isso, “conhecer a doença”.

A ideia foi lançada na primeira manifestação após ser apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Os critérios para aplicação dos exames, porém, ainda não estão definidos, mas o plano do novo ministro é estabelecer uma política específica. “Esse programa vai ter de envolver SUS, saúde suplementar, empresariado. Tem de fazer um grande programa e definir qual a melhor forma, como fazer a amostra, que tipo de testes, se é paciente sintomático, ou assintomático”, disse o oncologista. “Isso vai criar capacidade de entender o momento, a doença e a capacidade de definir ações.”

Por causa da escassez de testes disponíveis, a prioridade tem sido submeter a exames apenas pacientes internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave, além de profissionais de saúde e de segurança pública. Especialistas alertam que a subnotificação de casos de covid-19 prejudica um mapeamento preciso do quadro brasileiro. Apesar de os exames não serem colocados à disposição em massa, a equipe que está de saída do Ministério da Saúde vinha exaltando a capacidade de oferecer exames. “A questão do teste é extremamente complexa. O que o Ministério da Saúde tem conseguido é motivo de satisfação”, afirmou o atual secretário executivo da pasta, João Gabbardo, na semana passada.

O jornal O Estado de S.Paulo informou que mais da metade dos 22,9 milhões de testes esperados pelo Ministério da Saúde não tem data para chegar ao País. Além disso, a pasta detectou “limitações importantes” nos 500 mil testes rápidos doados pela mineradora Vale, fabricados na China, e pediu cautela a gestores do SUS.

Informação

Ao longo do primeiro discurso, Teich insistiu que a carência de “informações sólidas” sobre a doença não permite ações efetivas para contê-la. “Como temos pouca informação, a gente começa a tratar a ideia como se fosse fato. E começa a trabalhar cada decisão como se fosse um tudo ou nada. E não é nada disso”, disse. “O fundamental é que isso seja cada vez mais baseado em informação sólida. Quanto menos informação você tem, mais aquilo é discutido na emoção. Isso é ineficiente.”

O novo ministro criticou a polarização entre saúde e economia nas discussões sobre a pandemia. Para ele, são complementares, que cooperam entre si. “Existe um alinhamento completo entre mim e o presidente”, afirmou.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia identifica vítima de atropelamento no Contorno
  • 2
    Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
  • 3
    PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade
  • 4
    Polícia Penal de SP prorroga inscrições para concurso até dia 22

Escolhas do editor

TRÂNSITO
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNHEntram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
DEZEMBRO VERMELHO
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamentoQuase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento
TEMPO
Chuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidadeChuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidade
Chuvas trazem alívio e mantêm Marília sob instabilidade
MÚSICA
Roberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digitalRoberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digital
Roberta Miranda reúne cinco mil no Sesi; artista se equilibra entre tradição e mundo digital

Últimas notícias

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana
PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade
Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH
Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie