Centro nasce como referência para mulheres em Marília
Esta semana a cidade viveu um marco para as mulheres de Marília. Foi inaugurado o Centro Municipal de Referência da Mulher, localizado em local estratégico, na rua 4 de Abril, 763, na área central da cidade.
O novo espaço tem por objetivo atender às mulheres, visando à prevenção e ruptura de situação de violência, a construção da cidadania, empoderamento e resgate da autoestima, por meio de atendimento interdisciplinar, apoio psicológico, social, jurídico, emprego e renda.
Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam que hoje a população de Marília é de maioria feminina. De acordo com os dados oficiais, são 120,4 mil mulheres e 112,1 mil homens no município.
O Centro é um serviço da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. De acordo com a secretária da pasta, Wania Lombardi, o projeto se iniciou em uma pequena sala (Sala Comvida) e com o crescimento da demanda acabou se transformando no novo espaço.
O local não tem foco somente na violência e sim no atendimento à mulher de uma forma global. “Ela pode ser encaminhada por outro serviço ou por ter sofrido violência. Ela é encaminhada [ao Centro], fazemos triagem e conduzimos para a Justiça, Saúde, capacitação, empoderamento, psicoterapia. Temos convênios com várias entidades públicas e privadas e local onde colocamos as mulheres vítimas de violência até ela conseguir se empoderar”, explica a secretária.
O Centro Municipal de Referência da Mulher atende mulheres e população de gênero feminino de 18 a 60 anos. Conforme Lombardi, em 2021 cerca de 400 mulheres foram atendidas em Marília vítimas de violência.
A secretária acredita que por mês o novo espaço atenda cerca de 100 mulheres, englobando todos os serviços que são ofertados.
“Lá é um lugar multidisciplinar. Acho que é vital porque Marília não está fora das estatísticas de grandes números de mulheres vítimas de violência e também vulnerabilidade. As mulheres são a maioria da população aqui de Marília. A vulnerabilidade da mulher é muito maior que do homem. Acredito que a abertura desse Centro vai propiciar mais eficiência no atendimento”, reflete.
A coordenadora do Centro Municipal de Referência da Mulher, Adriana Tognolli, enfatizou que o espaço é a realização de um sonho.
“Significa o empoderamento feminino, das mulheres da cidade de Marília. A realização de um sonho, de toda a comunidade, da população feminina. Um sonho que foi lutado durante muitos anos e hoje por vontade política conseguimos realizar. É uma conquista de todas as mulheres. Uma legião de mulheres trabalhou para que isso acontecesse. É um marco na história da cidade. Uma cidade grande como Marília ainda não possuía um serviço tão completo voltado para as mulheres”, explicou.
Adriana também destaca que a Sala ComVida – que funcionou durante dois anos e meio regularmente – foi uma espécie de ‘embrião’ onde se começou a trabalhar o empoderamento feminino.
“O Centro agora é um serviço de fortalecimento, de prevenção da violência, de bem-estar e de autonomia da mulher. Pretendemos acolher as mulheres de forma humanizada”, afirma a coordenadora.
O prefeito Daniel Alonso (PSDB), em seu discurso durante a inauguração, disse que era um dia de celebração para as mulheres.
“Sabemos que Marília é uma cidade progressista. Jamais estaríamos satisfeitos com todo o progresso senão sonharmos com o mais importante que é o bem-estar da nossa população, daqueles que mais precisam. Sabemos que as mulheres são as que mais sofrem, porque já é da natureza delas uma missão diferente. São elas que dão à luz, que geram a vida dentro si, que cuidam de uma criança, que amamentam um bebê, que cuidam de um idoso, que se preocupam mais com a família. É ela que mais sofre, tem mais sentimento, mais emoções. São as que mais precisam. Hoje é dia de celebrar, de comemorar. Estamos aqui não apenas inaugurando mais uma casa de acolhimento, mas felizes porque estamos sonhando com essas mulheres”, afirmou.
A Coordenadora de Políticas para a Mulher da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Edna Sandra Martins, representou o Governo do Estado na cerimônia de inauguração e destacou que um Centro como esse é fundamental para uma cidade.
“A gente consegue reconhecer um bom gestor quando ele [gestor] consegue compreender o que é fundamental. Um Centro desses de referência para as mulheres é fundamental. Nós conseguimos dar largos passos adiante quando a gente cria um instrumento desse aqui”, ressaltou.
Durante a cerimônia muitos se lembraram do empenho do presidente do Legislativo, Marcos Rezende (PSD), para que o Centro fosse implantado.
Como Rezende permanece se recuperando da Covid-19, o presidente em exercício da Câmara, Evandro Galete (PSDB), esteve representando a Casa de Leis e afirmou que “[Com o espaço] vai ter uma representatividade muito maior. Políticas públicas melhores para as mulheres com mais apoio. Isso vai favorecer muito o município”.
SERVIÇO
O Centro Municipal de Referência da Mulher começou a funcionar nesta sexta-feira (11). O local estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua 4 de Abril, 763, no Centro.