Nova unidade de Ecoponto é inaugurada no Jardim Acapulco
Marília recebeu a instalação de uma nova unidade de Ecoponto para coleta seletiva, desenvolvido pelo Projeto EcoEstação, que cumpre à Lei Municipal 7851/2015, instalando Locais de Entregas Voluntárias (LEV’s) para coleta de materiais recicláveis nas principais ruas e avenidas do município.
A rua José Joaquim de Oliveira, esquina com a avenida Hygino Muzzi Filho, no bairro Jardim Acapulco, zona Oeste da cidade, foi selecionada como local para instalação da nova unidade, tendo em vista tratar-se de região de grande fluxo e fácil acesso, facilitando o desenvolvimento de ações de educação ambiental sobre o tema entre a população.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, diz que “a instalação de LEVs está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, onde catadores podem solicitar espaços públicos para a fixação deste tipo de Ecoponto. Os interessados deverão requerer por escrito, junto ao poder público, a participação nesta modalidade de coleta e serão responsáveis pela fabricação, instalação e manutenção dos Ecopontos, cabendo ao poder público a indicação e a permissão do uso da área a ser utilizada, além da fiscalização das atividades, evitando acúmulos de materiais. A retirada dos resíduos deverá ser realizada, no mínimo, três vezes por semana, e a limpeza é de responsabilidade dos cooperados.”
Este novo Ecoponto pertence ao Projeto EcoEstação, coordenado pelo ambientalista Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, e amplia o número de unidades instaladas no município.
“Instalamos diversos Ecopontos pela cidade e entendemos que este espaço no Jardim Acapulco colaborará muito para a coleta seletiva no município. Esta é uma região onde a população já possui elevado nível de educação ambiental sobre o tema e esperamos que, com a colocação deste Ecoponto, comerciantes e trabalhadores que não conseguiam entregar voluntariamente seus resíduos quando coletados de porta em porta, agora possam colaborar com este projeto de interesse socioeconômico. Estamos concluindo a construção de outras unidades, as quais serão instaladas em breve, seguindo o cronograma estabelecido pela Prefeitura, que nos indicará a área adequada para instalação”, afirma Dema.
O Ecoponto permite a entrega voluntária de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros e metais, em cumprimento às legislações vigentes e promove a inclusão social de catadores que queiram atuar nesta modalidade.