Veja quais hospitais de Marília devem ser beneficiados com a nova Tabela SUS Paulista
A Prefeitura Municipal de Marília marcou presença no evento de lançamento da nova Tabela SUS Paulista, através do secretário da Saúde, Osvaldo Ferioli Pereira, no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira (28). O representante mariliense confirmou que o recurso chegará a hospitais da cidade. O novo modelo irá beneficiar Santas Casas e hospitais filantrópicos e autárquicos em todas as regiões do Estado.
Só em Marília, todos os hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) serão impactados, incluindo Santa Casa, Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Hospital Espírita de Marília (HEM), Clínica Aconchego, Associação Feminina e Maternidade Gota de Leite e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema).
O novo modelo de remuneração deve chegar a 354 hospitais em todas as regiões do Estado. Hospitais filantrópicos e autárquicos, somado às Santas Casas, representam atualmente 50% do atendimento hospitalar no Sistema Único de Saúde paulista.
Osvaldo Ferioli Pereira esteve presente no evento acompanhado da diretora-administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Beatriz Pigozzi. Na oportunidade, se encontrou com a deputada estadual Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto.
Nos próximos meses, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde irá se reunir com todos os serviços de saúde para discutir metas de atendimento. A expectativa é que a nova tabela entre em vigor a partir de janeiro de 2024, após ser submetida à aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
NOVA TABELA SUS
O governador anunciou que irá complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, e as unidades vão receber até cinco vezes a tabela nacional do SUS. O investimento anual adicional do Governo de São Paulo será de cerca de R$ 2,8 bilhões.
Os reajustes valem para cerca de 5 mil procedimentos hospitalares. “É um momento histórico esse compromisso que Tarcisio de Freitas assumiu, rompendo 20 anos que essa tabela não era corrigida. Será um importante incremento que irá possibilitar que as entidades filantrópicas e Santas Casas recebam uma remuneração pelos procedimentos de uma forma mais conveniente, correta e justa”, declarou o secretário da Saúde de Marília.
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde, foi anunciada durante evento de comemoração de 60 anos da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes reuniu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, secretários de Estado, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André do Prado, o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, parlamentares, autoridades municipais e gestores de saúde.