Marcelo Gallo se destaca e enfermeiro será próximo secretário da Saúde
O prefeito Daniel Alonso (PL) deve substituir o atual secretário municipal da Saúde, médico Osvaldo Ferioli Pereira, nos próximos dias. A mudança era esperada para esta quarta-feira (29), com a publicação de uma portaria no Diário Oficial do Município de Marília (Domm), o que não aconteceu.
Contudo, conforme apurado pelo Marília Notícia, a mudança seria certa. E o nome do enfermeiro Marcelo Gallo teria ganhado destaque entre as “opções” analisadas pelo chefe do Executivo, com a indicação especial da superintendente do Hospital Beneficente Unimar (HBU), Márcia Mesquita Serva. O indicado é coordenador na Associação Beneficente Hospital Universitário (AHBU).
Ferioli está no cargo há exatamente um ano, completado nesta quarta-feira (29), uma vez que ele foi efetivado na Secretaria Municipal da Saúde no dia 29 de maio do ano passado.
Segundo apuração do MN, a Prefeitura de Marília deve publicar o novo nome para o comando da pasta na edição do Domm desta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi.
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Marília confirmou as nomeações do enfermeiro Marcelo Gallo Jorge Esteves, na Saúde, e do advogado Fábio Fernandes, no Planejamento Econômico. Esta última estava sendo acumulada pelo secretário municipal da Fazenda, Ramiro Bonfietti.
A administração afirma que Fábio Fernandes conta com ampla experiência em gestão pública. “O secretário da Fazenda Ramiro Bonfietti, com sua ampla vivência econômica, conduzia das duas pastas, mas agora entendemos ser extremamente necessária a presença exclusiva de um gestor específico ao Planejamento Econômico, e portanto, estaremos nomeando dentro das próximas horas o advogado Fábio Fernando para a função”, afirmou o prefeito, em nota.
A informação é de que Osvaldo Ferioli não demonstrava ânimo no trabalho e vinha sendo criticado pelos vereadores, principalmente por seu antecessor Sérgio Nechar (PSB), que atualmente ocupa cadeira no Legislativo mariliense. A queixa frequente é que o secretário não atendia aos telefonemas dos parlamentares e evitava marcar reuniões presenciais.
Outra reclamação seria em relação à atual estrutura dos postos de saúde, que estariam sem manutenção e sucateados, com a falta de insumos para trabalho dos funcionários, enfermeiros e médicos.
Oficialmente, Alonso diz que “quero agradecer os esforços do médico Osvaldo Ferioli, que nos últimos meses esteve à frente da Saúde, cooperando com sua experiência de servidor municipal de carreira. Agora chegou o momento de aperfeiçoarmos algumas frentes e identificamos no enfermeiro Marcelo Gallo Jorge Esteves as habilidades e a expertise ideais para o fortalecimento tanto da rede básica de saúde, quanto o atendimento de urgência e emergência.”
O Marília Notícia entrou em contato com Osvaldo Ferioli, mas não houve retorno até a publicação do texto. Espaço permanece aberto para manifestação e, caso haja posicionamento, a matéria será atualizada.
BIOGRAFIA MARCELO
Formado em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) no ano de 1987, Marcelo Gallo Jorge Esteves é casado, tem 59 anos, concluiu duas pós-graduações em Enfermagem Médico-Cirúrgica e em Pedagogia.
Também possui formação técnica em Laboratório de Prótese Odontológica e em licenciatura plena em Enfermagem pelo Centro Salesiano, de Lins.
É docente dos cursos de Enfermagem oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza de Marília (Etec Antônio Devisate) e Garça (Etec Monsenhor Antônio Magliano).
Possui ampla experiência no atendimento de urgência e emergência, inclusive em funções de coordenador na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Garça e na Associação Beneficente Hospital Universitário AHBU, de Marília.
Também trabalhou como enfermeiro assistencial e gerente de unidade na Santa Casa de Misericórdia de Marília. Concluiu mais de 35 cursos, capacitações e treinamentos ao longo de toda sua carreira profissional.
Participou do curso internacional na Guatemala sobre técnicas instrumentistas e integrou a comissão do laboratório de currículos do Centro Paula Souza. Concentra as características de um profissional dinâmico, criativo e proativo, com destaque ao bom relacionamento interpessoal e a comunicação.
BIOGRAFIA FÁBIO
Formado em Direito pela Faculdade Salesiana de Direito, de Lorena (SP), Fábio Fernandes é solteiro, tem 47 anos e possui pós-graduação pela Universidade Santa Cecília, de Santos, litoral paulista.
Advogado especializado em Direito Ambiental, possui ampla experiência em gestão pública e expertise em advocacia preventiva e contenciosa.
Trabalhou como assessor nas prefeituras do Guarujá e Bertioga, e como chefe de gabinete e assessor legislativo da Câmara Municipal de Bertioga.
Em 2017, foi secretário municipal do Meio Ambiente de Bertioga e, no período de 2013 a 2014, secretário municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do mesmo município.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!