MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
dom. 24 ago. 2025
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No Agosto Lilás, falta de dados sobre feminicídios preocupa na região de Marília

Ausência de números de 2023 a 2025 contrasta com novos casos e programas de apoio às vítimas.
por Alcyr Netto
CPJ de Marília, onde foi registrado o maior número de feminicídio na região (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Em pleno Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, a ausência de informações oficiais sobre feminicídios entre 2023 e 2025 chama atenção na região de Marília. A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) só disponibilizou números até 2022, deixando sem atualização três anos cruciais para compreender a evolução desse crime na região.

De acordo com os últimos dados disponíveis, entre 2015 e 2022 foram registrados 38 casos de feminicídio. As cidades de Marília e Lins lideram as estatísticas, com oito ocorrências cada, enquanto a Delegacia Seccional de Marília aparece como a que mais concentrou casos, somando 15 registros no período.

O levantamento aponta que 2021 foi o ano mais letal, com nove vítimas. Em seguida, aparecem 2019, 2020 e 2022, com seis ocorrências cada. Já 2016 e 2018 tiveram quatro feminicídios por ano; 2017, duas ocorrências; e 2015, apenas um.

Registros de feminicídios nas seccionais da região (Arte: Marília Notícia)

Também houve registros em cidades como Ourinhos, Pompeia, Garça, Sabino, Bastos, Tupã, Vera Cruz, Júlio Mesquita, Quatá e Santa Cruz do Rio Pardo.

Apesar da lacuna estatística, a violência segue presente. O caso mais recente ocorreu em 2 de agosto deste ano, quando a cabeleireira Lucimara Nunes, de 55 anos, foi morta em Vera Cruz. O suspeito, Rodrigo Henrique de Souza, de 39 anos, foi preso em flagrante em Pompeia.

Gráfico indica feminicídios em cidades da região (Arte: Marília Notícia)

Programa de apoio às vítimas

Em meio a esse cenário, o Governo de São Paulo implantou neste ano um programa de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica, administrado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds).

Criado em fevereiro, o benefício de R$ 500 mensais já contemplou 2.264 mulheres até agosto, totalizando mais de R$ 3,8 milhões em repasses. O objetivo é oferecer condições mínimas de independência habitacional e financeira, fatores que frequentemente dificultam a ruptura com agressores.

Na região de Marília, 59 mulheres foram beneficiadas até o momento, principalmente em Herculândia, Palmital, Ourinhos e Pompeia. Apesar de figurar entre os municípios com mais feminicídios, Marília não teve nenhuma beneficiária até agosto.

O auxílio é depositado diretamente na conta das mulheres, sem intermediação dos municípios. Para participar do programa, as cidades precisam garantir acompanhamento técnico por meio dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), responsáveis pelo apoio psicossocial e fortalecimento da autonomia feminina.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas
  • 4
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal

Escolhas do editor

ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília

Últimas notícias

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025
Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie