Netflix fatura quase metade da Globo, mostra análise
A coluna do jornalista Ricardo Feltrin, no UOL, resolveu analisar os números da Netflix no Brasil. Levando em consideração o resultado do estudo, o serviço de streaming de vídeo sob demanda teria praticamente a metade do faturamento da TV Globo, isso com menos de oito anos de atuação no país.
O estudo foi feito por dois especialistas, um deles sendo matemático, e levou em consideração os dados de medição de tráfego na internet da Comscore, referentes aos números da Netflix no Brasil. De acordo com a empresa de estatística, o serviço teve 50,05 milhões de “visitantes únicos” no mês de abril.
Em outras palavras, isso quer dizer que a plataforma da Netflix foi acessada em pelo menos 50 milhões de dispositivos ou IPs diferentes, em 30 dias. Os analistas convidados pela coluna para realizar o estudo resolveram, então, definir esses 50 milhões de “visitante únicos” como sendo co-usuários de assinaturas Premium. Ou seja, dividiram o valor de visualizações por quatro, que é o número máximo de telas nesta categoria. Essa análise é bastante conservadora, pois sabemos que nem todo mundo utiliza este plano.
A conclusão desta estimativa é de que teríamos hoje 12,5 milhões de assinantes da Netflix. Levando em consideração que cada uma destas pessoas pagaria em média R$ 30 mensais, o colunista chegou ao valor total mensal de R$ 375 milhões que, ao ano, geraria o faturamento de R$ 4,5 bilhões.
Para se ter uma ideia, a TV Globo, o maior canal de televisão aberta do país, faturou em 2018 nada menos do que R$ 10,06 bilhões. Logo, se continuar crescendo desta forma, o maior serviço de streaming do mundo poderá chegar ao faturamento da TV Globo em alguns anos. Porém, tudo poderá ficar mais difícil para a Netflix quando serviços como o Apple TV+ e Disney++ chegarem ao mercado nacional.
Com base na análise publicada no UOL, falta pouco para a Netflix bater as duas maiores operadoras de TV paga do país juntas, pois a Net Claro tem hoje 8,3 milhões de assinantes e a Sky conta com 5,12 milhões.
A questão é que a Netflix, assim como muitas outras empresas da área de tecnologia, não divulga o número oficial de clientes inscritos na plataforma, logo, o resultado desta análise pode variar.
Fonte: Olhar Digital