MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Tecnologia
sex. 14 out. 2022

Netflix anuncia plano com anúncios e preços mais baixos

por Agência Estado

Após meses de rumores, a Netflix anunciou na quinta-feira, 13, que terá anúncios publicitários em sua plataforma. Os comerciais serão exibidos em uma nova modalidade de assinatura, que terá preços mais baixos. O plano “Básico com anúncios” vai custar R$ 18,90 por mês e será lançado em 3 de novembro em 12 países, incluindo o Brasil (os outros são Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido).

Os anúncios serão de 15 ou 30 segundos, exibidos antes e durante séries e filmes – nunca nos finais. Isso, porém, pode mudar, pois a empresa diz que o formato está previsto para o momento de lançamento. Serão exibidos em média de 4 a 5 minutos de anúncios por hora.

Além da publicidade, o novo plano terá limitações. Alguns filmes e séries não estarão disponíveis por conta de restrições de licenciamento – o conteúdo produzido pela companhia, como a série Stranger Things, permanece disponível. Em evento para jornalistas, Greg Peters, diretor financeiro da Netflix, disse que, em média, o catálogo será reduzido em 10%, mas a disponibilidade de programas vai variar em cada país.

Também não será possível fazer download para assistir aos programas offline. A qualidade de vídeo será de até 720p, a mesma do plano básico sem anúncios – que é a opção mais barata hoje, por R$ 25,90 por mês.

Os outros planos da companhia permanecem iguais em recursos e valores.

GUINADA

Embora Reed Hastings, CEO da Netflix, tenha sempre se posicionado contra publicidade, a guinada tenta reverter o ano ruim da companhia. Em 2022, a empresa registrou perda de assinantes pela primeira vez em 11 anos – nos dois primeiros trimestres do ano, a perda foi de 1,2 milhão de assinantes. Para cortar custos, a Netflix demitiu 450 pessoas em todo o mundo, principalmente nos EUA e na Europa.

“A Netflix tem um desafio maior do que outras empresas de streaming, pois ela não tinha catálogo. Para manter os assinantes, ela precisa produzir muito conteúdo. É preciso investimento sistemático e massivo, o que faz a conta não fechar apenas com assinaturas”, diz Márcio Rodrigo, professor de cinema e audiovisual da ESPM.

Hoje, a Netflix possui 220 milhões de assinantes, mas viu o crescimento de concorrentes como Disney+, HBO Max e Amazon Prime Agora, a empresa espera atrair 43 milhões de usuários até o terceiro trimestre de 2023 com o novo plano, segundo o Wall Street Journal.

Ainda segundo a publicação, a Netflix espera ter 4,4 milhões de usuários globalmente até o fim de 2022, sendo 1,1 milhão em território americano. Até o fim de 2023, o número dos EUA deve totalizar 13,3 milhões. A companhia não fez projeções ontem, mas disse que vai incluir números em seu próximo relatório fiscal, que será divulgado no fim de outubro.

Segundo o documento, a métrica de “usuários únicos” é diferente da de “assinantes únicos”, já que, no modelo de baixo custo, mais pessoas devem dividir uma única conta. Portanto, os números costumam ser maiores para essas projeções.

O movimento atual da Netflix foi realizado em parceria com a Microsoft e terá também medição para os anunciantes realizada pela Nielsen.

O movimento da Netflix na busca por publicidade, porém, não é solitário. As empresas deixaram de buscar o crescimento da base de usuários e passaram a focar na lucratividade.

Assim, nomes como Paramount+, HBO Max e Pluto TV já operam com o modelo – no Brasil, a Globoplay também tem propagandas. Já a Disney+ anunciou em março que terá um plano com publicidade – a expectativa é de que a estreia ocorra em dezembro. Há rumores também de que a Apple estuda o formato para o Apple TV+.

A Netflix afirmou que a escolha pelos países iniciais se dá pela maturidade dos mercados em termos publicitários, além do potencial de clientes. A companhia diz que não vai aceitar propagandas políticas, fraudulentas ou discriminatórias.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie