Nestlé anuncia compra das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau
A Nestlé Brasil anunciou, nesta quinta-feira (7), a compra das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, pertencentes ao Grupo CRM. A conclusão desse acordo ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), com a expectativa de que a transação seja concluída em 2024.
O valor da compra não foi divulgado, mas jornais especializados em economia falam em um negócio envolvendo cerca de R$ 3 bilhões. A quantia não foi confirmada pelas empresas.
A aquisição da Nestlé envolvendo uma participação majoritária nas ações do Grupo CRM faz parte de uma estratégia destinada a expandir sua presença no segmento de chocolates premium. Segundo relatos de agências internacionais, o grupo suíço adquiriu essa participação da empresa Advent International.
O Grupo CRM é reconhecido como um dos maiores franqueados do setor, com mais de 1.000 lojas distribuídas por todo o território brasileiro. Após a conclusão da negociação, a presidência da companhia permanecerá sob a gestão de Renata Moraes Vichi, que tem uma trajetória de 25 anos na empresa.
“Consideramos fundamental para o êxito dessa transação a permanência de Renata na gestão, devido ao seu profundo conhecimento do negócio, aos resultados alcançados e à paixão com que tem liderado a empresa nas últimas duas décadas e meia, resultando em um consistente crescimento. Entendemos que temos uma excelente oportunidade de acelerar segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil”, afirmou Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Recentemente a Nestlé anunciou o investimento de R$ 2,7 bilhões em sua operação de chocolates e biscoitos no Brasil. Os recursos serão implementados até 2026 e têm como objetivo ampliar e modernizar as linhas de produção das fábricas dessas categorias.
Parte dos recursos está garantida para a fábrica em Marília, bem como de Caçabava (SP) e Vila Velha (ES). Segundo a empresa, juntas, as plantas empregam mais de quatro mil pessoas. Além de abastecerem o mercado nacional, as unidades são polos de exportação para mais de 20 países.