Na raça, Timão segura Newell’s e se garante nas quartas da Sulamericana
O Corinthians visitou a cidade de Rosario na noite desta terça-feira (8), para enfrentar os argentinos do Newell´s Old Boys pelo jogo de volta das oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana 2023. Em jogo apreensivo, com muito domínio de bola adversário, a equipe alvinegra segurou o 0 a 0 e se garantiu, assim, na próxima fase da competição.
No jogo anterior, na Neo Química Arena, o Timão havia vencido por 2 a 1, podendo até perder por um gol de diferença no estádio Marcelo Bielsa para levar o jogo para os pênaltis. Mas o Coringão se defendeu com muita raça contra a constante pressão argentina. No próximo jogo, pelas quartas da CONMEBOL Sudamericana, a equipe alvinegra enfrentará quem sair vitorioso do placar agregado entre Goiás e Estudiantes.
Escalação
O técnico Vanderlei Luxemburgo escalou o Corinthians com Cássio; Bruno Méndez, Gil, Caetano e Matheus Bidu; Maycon, Fausto Vera e Ruan Oliveira; Adson, Wesley e Yuri Alberto.
Entraram no decorrer do jogo: Romero, Fábio Santos, Giuliano, Felipe Augusto e Fagner. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Carlos Miguel, Rafael Ramos, Biro, Pedro, Roni, Matheus Araújo e Murillo.
Primeiro tempo
Já nos primeiros minutos o time argentino veio com forte marcação, deixando poucos espaços para o Timão. Aos seis minutos, primeira chance em cruzamento pela direita de Recalde para Ferreira, que chutou para fora. Logo em seguida, o Newell’s tentou pelo outro lado, cruzando para dentro da área para a cabeçada de Gómez, mas Cássio pegou.
O Coringão tentou avançar, mas tinha dificuldade para desenvolver seu jogo em meio à sólida composição argentina. Aos 12 minutos, após ligação de Caetanos para Ruan Oliveira, o Corinthians construiu sua primeira tentativa de perigo com o camisa 33, mas o goleiro adversário espalmou.
Após o lance, o Corinthians passou a se movimentar melhor e tentar criar algumas jogadas. Mas logo o Newell’s reencontrou o caminho do meio de campo adiante.
O GIGANTE Cássio pegou uma bola dificílima colocada por Martino à curta distância. Na sequência, após cobrança de escanteio, o paredão alvinegro pegou novamente uma cabeçada incisiva de Velazquez.
O Timão voltou a ter dificuldades em subir com a bola para o campo de ataque. Já os rivais reaproveitaram os espaços para ditar o ritmo do jogo. Aos 29 minutos, após uma cobrança de falta, Gómez chutou para nova defesa do goleiro corinthiano.
O time argentino continuou com a posse de bola, inclusive trocando muitos passes em meio à defesa corinthiana, e conseguindo algumas finalizações. Perto do fim da primeira etapa, Sforza deu uma pancada desde a intermediária para nova defesa de Cássio. Após recuperação do Newell’s, outro chute voou rente ao travessão superior.
O árbitro encerrou após dois minutos de acréscimo.
Segundo tempo
O jogo demorou para recomeçar devido a questões de segurança, já que a torcida local arremessava objetos na equipe alvinegra e houve até confusão na arquibancada. O árbitro esperou até a polícia controlar a situação.
O Corinthians voltou sem alterações. Bola em jogo!
Nos primeiros minutos, a dinâmica pouco mudou em relação à etapa inicial, com muita pressão dos argentinos e o Timão se defendendo.
Aos 8 minutos, a primeira finalização corinthiana, com passe de Bidu para a esquerda e chute forte de Wesley, que ficou na defesa de Hoyos.
Aos 12 minutos, Yuri dominou a bola pela esquerda e conseguiu uma falta em posição vantajosa para o Corinthians. Bidu levantou e o próprio camisa 9 cabeceou, mas passou à direita do gol.
Três minutos depois, troca no Timão! Luxemburgo colocou Romero e Fabio Santos, sacando Wesley e Bidu. Aos 21, nova substituição: Ruan saiu para a entrada de Giuliano.
O jogo passou a ficar um pouco mais equilibrado, com o Newell’s arquitetando jogadas mais cadenciadas e o Corinthians subindo a marcação e procurando por contra-ataques.
QUASE! Aos 26 minutos, Aguirre encontrou cruzamento pela esquerda, que ficou com Cássio, recolocando a bola com rapidez. Adson avançou com velocidade e tocou para Yuri, que bateu cruzado desde a direita, passando muito perto da meta argentina.
Aos 31 minutos, Yuri deu lugar a Felipe Augusto e Adson saiu para a chegada de Fagner, passando a jogar em 3-4-3 e tentando, assim, segurar a bola mais a frente. Mas o Corinthians voltou a sofrer pressão na saída de bola como ocorreu no início do jogo.
QUE SUFOCO! Cinco minutos depois, Gómez conseguiu chutar com perigo numa bola que sobrou da defesa alvinegra, mas Fábio Santos afastou em cima do gol.
Em seguida, virada de Fausto, da lateral direita, para Romero do outro lado do campo, onde tabelou com Giuliano. Ele e o camisa 11 trocaram com qualidade e conseguiram uma falta, aos 42 minutos. O Timão seguia segurando o empate da vitória com a típica raça corinthiana!
Dois minutos depois, após escanteio cruzado pela direita da defesa corinthiana, a bola passou rente a Ortiz, mas Fábio Santos marcou forte o rival e impediu a finalização. Antes de Cássio cobrar o tiro, o árbitro anunciou cinco minutos de acréscimo.
O Newell’s Old Boys apertou ainda mais nos minutos finais do jogo, tentando criar jogadas por todos os lados da grande área. O Corinthians passou a ser toda defesa, impedindo qualquer chance argentina.
FIM DE JOGO! O árbitro só deu um minuto a mais e, com 0 a 0 (2 a 1 no agregado), o Timão se classificou para as quartas de final, aguardando o resultado do jogo de volta entre Goiás e Estudiantes nesta quarta-feira (9/8) — o time alviverde perdeu de 3 a 0 na Argentina.
Próximo jogo
O Corinthians volta a jogar pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro no domingo (13/8), encarando o Coritiba na Neo Química Arena, às 16h.