Mutirão de Limpeza avança para os bairros de Marília em oito frentes de serviço
O mutirão da limpeza da Prefeitura de Marília segue avançando para os bairros. Nesta semana os serviços estão sendo realizados em oito frentes divididas entre várias partes da cidade.
Na zona norte, as equipes atenderam as avenidas Benedito Alves Delfino e João Martins Coelho. Na região sul, o trabalho foi realizado em ruas do Jardim Parati e nas avenidas Carlos Pavarini e Jesus Montolar, importantes vias que ligam os bairros e o Centro da cidade.
Já na zona oeste, houve limpeza nas vias do Jardim Firenze, Jardim Bandeirantes e em uma praça localizada na avenida Maria Fernandes Cavallari. Na região central, o mutirão também retirou lixo descartado irregularmente nas ruas que acabou sendo levado por enxurradas para debaixo dos pontilhões existentes entre a avenida Santo Antônio até a rua Santa Cecília.
“Foram retirados muitos resíduos que poderiam ter sido jogados fora corretamente, principalmente mobiliário e sacos com lixo doméstico. Todo esse lixo pode abrigar insetos que causam doenças e entupir a rede de drenagem, o que contribui para o acontecimento de enchentes na cidade”, alertou o secretário-adjunto de Limpeza Pública e Serviços, Fernando Oliveira Paes.
CRIME AMBIENTAL
Quando o morador que realizou o descarte irregular de lixo é identificado, os fiscais ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fazem a notificação para que a pessoa ou a empresa responsável realize a limpeza. Quando o pedido não é acatado, uma autuação é expedida de acordo com a Lei Municipal nº 4468/98, que dispõe sobre a proteção e recuperação do meio ambiente. A multa inicial é de R$ 820.
A população pode ajudar neste controle denunciando pelos telefones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6000 ramal 6094, do Meio Ambiente, ou em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos fones 3402-6000 ou 0800-7766-111, pelo email ouvidoria@marilia.sp.gov.br, no site marilia.sp.gov/ouvidoria ou ir presencialmente na rua Quatro de Abril, 41, no entro, em horário comercial. Fotos e vídeos podem ser enviados para ajudar aos fiscais na autuação dos infratores.
DESCARTE CERTO
O morador que precisar descartar eletrodomésticos, móveis, papelão, plástico e outros resíduos inertes podem utilizar gratuitamente três ecopontos disponibilizados pela Prefeitura de Marília.
O Ecoponto Oeste fica localizado na rua Alcides Caliman, 704, Jardim Califórnia. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus (dois pneus por CPF diariamente).
Já o Ecoponto Sul é instalado na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito, no bairro Nova Marília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda ou corte de árvores (até 1m³, que é o mesmo volume de uma caixa d’água de mil litros).
O terceiro é o Ecoponto Norte, fixado na rua Paulino Botelho Vieira, 643, no Jardim Santa Antonieta. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábado das 8h às 11h30. O local recebe papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e pneus.