Mutirão de Direitos Humanos atende 500
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, realizou no último dia 17 de dezembro, através do Núcleo de Apoio Humanitário, o 1º Mutirão de Direitos Humanos, uma ação conjunta em prol da população vulnerável do município.
Foram mais de 500 atendimentos em 20 serviços ligados a instituições, sociedade civil organizada e iniciativa privada, ofertados gratuitamente de forma presencial, desde corte de cabelos, acesso à justiça, emprego, serviços para pessoa com deficiência, mulheres, LGBTQIA+, consultoria para as famílias e dependência química, serviços para retomar os estudos no Ceeja, recebimentos de denúncias Disque 100 e Ligue 180, mutirão da carteirinha do autista, meio ambiente e muito mais.
“O evento teve por objetivo celebrar os 73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU em 10/12/1948, com cada parceiro dedicando seu tempo em prol da população vulnerável e carente, para garantir seus direitos e acesso aos serviços públicos, o que contribui para difundir e valorizar a importância das políticas públicas em direitos humanos na nossa sociedade, tornando uma responsabilidade de todos para resgate da dignidade e desenvolvimento humano em busca da igualdade de direitos”, diz o prefeito Daniel Alonso.
O mutirão contou com a presença de autoridades, como o prefeito Daniel Alonso (PSDB), o vice-prefeito Cícero do Ceasa (PL) e os vereadores Vânia Ramos (Republicanos) e Élio Ajeka (PP).
“Tivemos a presença de uma diversidade de público, desde população de rua, comunidade LGBTTQIA+ e até imigrantes e refugiados. Nosso olhar teve como objetivo atender às demandas da sociedade, que atende as ‘minorias’, grupos sociais, que são marginalizados e que não possuem acesso aos serviços públicos, combatendo o preconceito e a discriminação, construindo uma gestão e olhar humanizado desta população que necessita de políticas públicas. Este 1º Mutirão de Direitos Humanos superou nossas expectativas e nos reafirmou sermos mais humanos uns com os outros. Para o ano de 2022 haverá mais, até nas periferias e os distritos em áreas rurais do nosso município”, afirma o secretário Wilson Damasceno.
O sucesso deste evento contou com diversos parceiros: Rotary Clube, Procon Marília, Conselho da Igualdade Racial, Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho de Política Municipal sobre Drogas, FAIP, Unimar, Unesp, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Futura Academia de Beleza, Associação Anjos Guerreiros, Conselho dos Direitos da Mulher, Sala Com Vida, Cejusc- Tribunal de Justiça, Ceeja Profª Sebastiana UlianPessine, ONG Origem, Associação de Sustentabilidade Popular, Etec, AADEF, Maria Flor, Adevimari, HC/Famema, Associação Colo de Mãe, Lions Clube, Fundo Social de Solidariedade e Igreja do Novo Nascimento.
“Teve café da manhã e doação de roupas através do varal solidário. Tivemos a presença da população de rua, que buscou nossos serviços nesta grande ação solidária e de apoio humanitário, inclusive apoiando famílias e dependentes químicos que buscam tratamento e queiram retomar suas vidas com dignidade”, disse a Chefe de Gabinete da secretaria, Luciana Santos.
Confira a galeria de fotos do evento: