Ricardo Mustafá anuncia saída da Saúde para disputar vaga na Câmara
O secretário da Saúde de Marília, Ricardo Sevilha Mustafá, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (2), que irá deixar a pasta em meio à crise provocada pelo novo coronavírus.
O motivo é o prazo para descompatibilização de cargo público, para que ele possa concorrer nas próximas eleições municipais, previstas para o dia 4 de outubro. Mustafá tentará se eleger vereador. Em 2016 ele já havia participado da eleição, quando recebeu 943 votos. Exoneração, a pedido, deve ser publicada no Diário Oficial do Município.
“Hoje se encerra um ciclo de 3 anos e 4 meses na gestão Daniel Alonso, uma vez que tenho a intenção de participar das eleições municipais deste ano. A legislação eleitoral determina o afastamento do cargo antes de 6 meses do pleito eleitoral”, anunciou Mustafá em sua página no Facebook.
Ele contextualizou sua saída com a pandemia da Covid-19, se antecipando a possíveis críticas, pelo momento delicado na área da saúde.
“Digo isso, porque amanhã surgirão vários boatos dizendo que ‘abandonei o barco’; ‘não aguentei o rojão’; ‘que não estava apto para o cargo’, entre outras ilações.
E acrescentou: “Estou saindo do cargo, mas não deixarei de acompanhar e ajudar de qualquer forma para que essa pandemia termine o mais rápido possível em nossa cidade”, garantiu.
Advogado, Mustafá foi secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública e ocupou a secretaria da Administração, antes de assumir a Secretaria da Saúde.
“Saio de cabeça erguida e com a consciência tranquila que fiz tudo que estava ao meu alcance para exercer essas funções com dignidade, dedicação e honestidade”, escreveu em seu perfil.
Na saúde, Ricardo substituiu a administradora hospitalar Kátia Ferraz Santana, que aposentou-se da superintendência da Santa Casa de Marília e assumiu o cargo em 2017, no início da gestão Daniel Alonso. O sucessor do cargo ainda não foi divulgado.