MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Variedades
dom. 14 fev. 2021

Músicos de Marília relatam sufoco e saudades dos palcos na pandemia

por Carlos Rodrigues

Em meio a músicos de máscara na banda Fama Trio, Marlu e Benê mantém arte, apesar da pandemia, à espera de dias melhores (Foto: Arquivo Pessoal)

É quase um ano sem fazer, com o mesmo espaço e tranquilidade, o que mais gosta. Diferente de muitas ocupações, exercidas primeiramente pela necessidade de um salário, a arte da música como trabalho, exige dose extra de ousadia, paixão e talento.

A pandemia afastou profissionais dos palcos e tirou renda de quem vive da música. Em Marília bandas tradicionais, músicos de longa estrada ou artistas que estão despontando, tiveram que parar. Para a maioria, praticamente não existem alternativas.

Marlu Romero e Benê Vieira (conhecidos pela Banda Fama Trio) fizeram o último evento no dia 14 de março de 2020. Desde então cantaram um para o outro – são casados –, para familiares, para os amigos e fãs da boa música, em algumas interações pela internet.

Profissionalmente, porém, o público deles sempre esteve nos salões de festas. A banda é reconhecida pelas formaturas, eventos corporativos, casamentos, entre outras aglomerações dançantes.

“Há praticamente um ano ‘tiraram’ o nosso trabalho e o prazer em cantar. Isso tem feito muita falta. Do ponto de vista econômico temos um respaldo dentro de casa, na família. O auxílio emergencial foi de extrema valia, mas queremos e precisamos muito trabalhar”, disse Marlu.

Fazer live, conta ela, é “bacana, mas nunca será igual a um palco, diante do público.”

Marlu – que é declaradamente antivacina e acredita na profilaxia contra o Covid-19 – afirma que as pessoas já estão orientadas sobre o perigo do coronavírus. Também já sabem se prevenir à contaminação. Por isso, defende, que as atividades culturais deveriam ser liberadas, preservando-se as pessoas com comorbidades e os mais vulneráveis.

Dupla jornada

Com o reconhecimento em Marília, região e até em programas de auditório em rede nacional, os músicos do KN4 tiveram que parar em ‘péssima hora’. Três meses antes da pandemia, os marilienses haviam sido premiados em um popular programa de TV.

Kleber do KN4: emprego como motorista permitiu manter sustento (Foto: Arquivo Pessoal)

Por concentrar jornada à noite e finais de semana, o trabalho como músico pode ser conciliado com outras ocupações. É o caso do vocalista e instrumentista da banda, Kleber Sá. Ele é motorista a serviço da Saúde Municipal, no programa Estratégia Saúde da Família.

Ele conta que trabalha com música há 15 anos. “Quando veio a pandemia, fazíamos de 15 a 20 shows por mês. Foi um baque muito grande, em todos os sentidos, muito complicado”, relata.

Além da satisfação pessoal no segundo emprego, a renda obtida com o trabalho artístico já representava metade do orçamento mensal de Kléber, que felizmente continuou trabalhando como motorista da Saúde.

Os cachês compartilhados entre os integrantes do KN4 faziam a diferença para várias famílias. Mas o sonho de viver exclusivamente da música sumiu do horizonte, ou pelo menos, teve que ser adiado.

“Vamos esperar, não há o que fazer. Durante a pandemia fizemos algumas lives, mas foi para arrecadar alimentos e ajudar algumas pessoas. Não ganhamos nada das plataformas. Para a internet remunerar artistas, só com milhões de seguidores”, afirma.

Durante a pandemia, principalmente no segundo semestre do ano passado, os artistas foram beneficiados pela lei Aldir Blanc de auxílio emergencial.

Os editais e subsídio representaram importante auxílio para o setor cultural. Marília recebeu e destinou a artistas profissionais R$ 623,5 mil do edital de ações emergenciais e mais R$ 921 mil para projetos apresentados por Espaços Culturais – coletivos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher fica gravemente ferida em acidente no Centro; imagens impressionam
  • 2
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 3
    Polícia Civil de Marília deflagra operação e cumpre nove mandados
  • 4
    Sobrado é parcialmente interditado após desabamento no bairro Cascata

Escolhas do editor

SUS
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em MaríliaHC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionadosAzul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
ÁGUA E ESGOTO
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de MaríliaRIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília
PODER JUDICIÁRIO
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da EducaçãoJustiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação
Justiça marca audiência em caso que envolve secretária da Educação

Últimas notícias

Justiça marca nova audiência sobre retirada de camelôs da ferrovia
HC inaugura novo acelerador linear e amplia radioterapia em Marília
Azul Viagens Marília anuncia descontos de até 25% off em resorts selecionados
RIC Ambiental tenta arquivar ação contra a Prefeitura na Justiça de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie