Município apresenta mascote do Campeonato Esportivo Interescolar 2024
As secretarias municipais da Educação e do Esporte promoveram nos meses de março e abril o concurso “À procura de uma mascote para o Campeonato Esportivo Interescolar”, e agora apresentam o vencedor.
A ação cultural envolveu todos os alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de tempo integral que compõem a rede de ensino. E o vencedor foi o aluno Arthur Almeida Kauffman, do 5º ano A, da Emef Professor Amaury Pacheco. Ele foi contemplado com certificado de honra ao mérito e um kit de materiais esportivos.
O desenho da mascote foi escolhido por votos populares. O trabalho intitulado ‘Tartadama’ tem o objetivo de representar o Campeonato Esportivo Interescolar que ocorrerá durante o ano letivo, tornando-se a identidade visual do evento que será encerrado em outubro de 2024 com partidas finais dos jogos de dama e voleibol.
Com apoio das secretarias municipais de Educação e Esporte, durante o concurso oficinas de enriquecimento c‘Expressões Artísticas’ e ‘Recreação, Jogos e Brincadeiras’ foram realizadas e os estudantes participantes foram munidos de informações e orientações diversas para o cumprimento da tarefa que envolvia informações sobre a história das mascotes nos eventos esportivos, pesquisas sobre os tipos já existentes e dicas para criação, entre outras atividades.
“Um trabalho representativo da Unidade Escolar foi selecionado por cada comissão julgadora escolar composta por alunos, pais, professores, funcionários, coordenador e diretor. A votação foi aberta ao público nos dias 29 e 30 de abril e ocorreu por meio do site oficial da Secretaria Municipal da Educação”, comentou o professor Helter Borchi Novo, secretário municipal de Educação de Marília.
“Com 46,7% dos votos populares, o trabalho vencedor foi a ‘Tartadama’, mascote criada pelo aluno Arthur Almeida Kauffman, do 5º ano A da Emef ‘Professor Amaury Pacheco’. O campeão será contemplado com certificado de Honra ao Mérito e um kit de materiais esportivos composto por bola de Basquete e de Futebol Society, jogo de Frescobol e de Tacobol, peteca, corda e kit de raquete e bola de tênis de mesa”, informou o secretário municipal de Educação, professor Helter.
Agora a mascote criada tem o objetivo de representar o Campeonato Esportivo Interescolar que ocorrerá durante o ano letivo, tornando-se a identidade visual do evento que será encerrado em outubro de 2024 com partidas finais dos jogos de dama e voleibol.
CAMPEONATO
Essa é uma ação desenvolvida em regime de parceria pelas Secretarias Municipais da Educação e do Esporte, com o intuito de fazer uso das práticas esportivas enquanto ferramenta pedagógica capaz de promover a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
O Campeonato Esportivo Interescolar é direcionado aos alunos de 5º ano das Emefs de Tempo Integral, envolvendo uma modalidade por semestre: dama e voleibol-adaptado. Toda orientação e treinos técnicos serão dados pelo professor de Educação Física das turmas envolvidas, sendo as atividades propostas durante as aulas da Oficina de Enriquecimento Curricular destinada à Recreação, Jogos e Brincadeiras. De acordo com o calendário definido pelas Secretarias Municipais envolvidas, as equipes que representarão cada escola participarão dos jogos classificatórios e semifinais durante o mês de setembro, sendo a grande final das duas modalidades esportivas disputadas em 18 de outubro, no Ginásio Neusa Galetti.